quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Sansa Stark


Contém SPOILERS!!!

A história de Sansa já apareceu em dois posts: Post 1 e Post 2

Parei a história dela no momento em que Eddard, seu pai, foi decapitado pelo executor de Porto Real, para pagar pela suposta traição contra o rei.

Sansa Stark
Como Sansa é do sangue dos Starks ela foi mantida como uma refém na Fortaleza Vermelha, o castelo dos reis. Isso garantiria o comportamento de Robb, seu irmão mais velho... Pelo menos era isso que os Lannisters achavam.

Ela ainda estava prometida ao rei Joffrey, por mais que tenha passado a odiá-lo depois que mandou matarem seu pai. Sansa deveria parecer sempre feliz e bonita, dizendo que concordou com a decisão de Joffrey de matar seu pai. Ela apanhava de Joffrey toda vez que não se comportava como deveria.

Como punição por Sansa ser da família Stark, Joffrey a obriga a ver a cabeça decepada de seu pai. Ele a leva para cima das muralhas da Fortaleza Vermelha, onde a cabeça de Eddard jazia na ponta de uma lança, e faz a menina encarar os restos de seu pai. Sansa olha, de mau gosto, e ainda apanha de Joffrey ao fazê-lo. Um dos cavaleiros do rei, o chamado Cão de Caça, percebe que Sansa está com más intensões para com a vida do rei, então ele se põe entre os dois e diz que se Sansa se comportar ela nunca mais será machucada.

Sansa e o Cão de Caça, quando ele oferece um lenço para limpar o sangue na boca de Sansa.
O Cão de Caça começa a ter uma "coisa" por Sansa.

O tempo vai passando e chega o aniversário de Joffrey. O menino organiza um pequeno torneio pelo dia de seu nome, no qual aparece um cavaleiro bêbado para lutar as justas. Sor Dontos envergonha a corte e o rei, que ameaça a sua vida. Sansa não deixa Dontos morrer, interferindo e falando com Joffrey que daria azar para o rei matar alguém no seu aniversário. Joffrey decide que iria apenas fazer de Dontos seu novo bobo da corte.

Mal sabiam eles que Dontos teria uma grande participação na vida de Sansa.



Tyrion Lannister também começa a fazer parte da vida da menina quando ele chega a Porto Real, depois de ser solto por Catelyn. Ele é feito Mão do Rei por seu pai, Tywin Lannister.

Chegando na cidade fica claro que Joffrey está abusando do seu poder com Sansa e ajuda a parar os espancamentos. Em uma das situações, quando Joffrey deixa a menina nua na frente de seus súditos, Tyrion intervém, cobre a nudez da moça e a leva em segurança.

Sansa coberta com o manto que Tyrion deu a ela.

Com a situação mais calma com Joffrey, Sansa acha um bilhete no seu quarto pedindo que ela fosse ao bosque sagrado da fortaleza caso quisesse sair dessa vida de miséria com os Lannisters.

Sansa vai, desconfiada de que seria uma armadilha, mas chegando lá ela vê Sor Dontos. O bobo diz que tem um plano para tirá-la de Porto Real, mas ela vai precisar ter muita paciência.

O tempo que Dontos pede é muito longo. Tempo suficiente para a Guerra dos Cinco Reis finalmente chegar em Porto Real. Ocorre a famosa Batalha do Água Negra, um rio que banha Porto Real, por onde chegaram as tropas do rei Stannis Baratheon para atacar a capital do continente.

Tyrion, em um golpe de mestre, usa Fogo Verde para repelir os barcos de Stannis e, ainda, utiliza uma grande corrente de ferro para impedir que os navios dessem meia volta. Mas Sansa não vê nada disso. Ela passa a batalha inteira presa em uma sala com as outras mulheres da corte. Ela se mostra forte e dá apoio às outras mulheres.

Quando finalmente consegue sair da sala chorosa, Sansa sobe para seus aposentos, vendo que a batalha já devia estar terminada. Quando ela chega no seu quarto o Cão de Caça está lá. Ele cheira a queimado e a sangue, mas tudo que ele fala para Sansa é que queria que ela cantasse para ele. Ela canta, sentindo-se ameaçada. Terminada a música ele diz que vai fugir da cidade e que poderia levá-la junto, mas Sansa recusa. Ela não fugiria com o Cão do rei. O homem, então, deixa seu manto para traz e vai embora, deixando Sansa sozinha no escuro.

Nos dias seguintes Sansa fica sabendo que a batalha foi ganha pelos Lannisters com a ajuda da família Tyrell, que veio por terra e esmagou as tropas inimigas.

Com isso, Joffrey foi prometido para a filha dos Tyrell, Margaery, o que a deixava livre do seu compromisso para com o rei.

Isso deixa a menina aliviada e feliz, mas, logicamente, o sentimento não dura muito. Assim que os Lannisters viram que Sansa estava livre para casar-se com quem quisesse, eles já armaram outro casamento para ela, para manterem sua refém.

Tyrion Lannister foi o escolhido para se casar com a menina. Apesar de nenhum dos dois querer tal coisa, eles também não podem reclamar.

Sansa casa-se com Tyrion, humilhando-o um pouco na cerimônia, pois ela é alta demais para que ele, um anão, conseguisse cumprir o costume de colocar o manto da família dele sobre os ombros dela.

Na noite de núpcias o anão percebe que a menina não quer consumar o casamento. Ela ainda era uma criança assustada e ele fazia parte da família que dizimou a casa dela. Ele não obriga-a a transar com ele e diz que esperaria por ela. As coisas pioram ainda mais entre o casal quando Sansa descobre que seu irmão e sua mãe morreram no casamento vermelho.

Tyrion falando sobre Sansa. " Eu a quero. Quero Winterfell, sim, mas também, a quero. Mulher ou criança, ou qualquer coisa que ela seja. Quero confortá-la, quero fazê-la sorrir. Quero que ela venha comigo por vontade própria para trazer suas alegrias, suas tristezas e seus desejos".
















Mesmo casada Sansa continua indo ao bosque sagrado para ver Dontos. Ela deseja desesperadamente sair de Porto Real, mas já começa a perder as esperanças no bobo da corte. É nessa hora que Dontos diz que tudo está programado. Ela fugirá na noite do casamento de Joffrey com Margaery. Tudo que Dontos pede é que ela use uma rede nos cabelos no dia especificado.

A menina faz isso. Se arruma bonita para acompanhar seu marido no casamento do rei. Na entrada da festa a avó de Margaery está lá, para ajeitar seu cabelo e te dizer palavras confortantes.

No meio da festa Joffrey começa a sufocar. Ele arranha seu próprio pescoço em busca de ar e Cersei se desespera ao ver o filho morrer. Ele morre apontando para Tyrion, como se ele fosse o culpado.

Sansa aproveita essa chance para fugir com Dontos. Ele a leva para um barco onde Petyr Baelish, o senhor da moeda de Porto Real, a espera. Petyr foi um antigo amigo de sua mãe, Catelyn, e estava sempre por perto dentro da Fortaleza Vermelha. Dontos é morto depois que Sansa entra no barco.

Petyr Baelish

Durante a viagem para os Dedos, onde Petyr nasceu, Sansa fica sabendo que Joffrey foi envenenado por culpa de Petyr. Ele era o cérebro por traz de Dontos. Ele quem arranjou a fuga da menina. Sua rede de cabelos continha pedras que, na verdade, eram o veneno que mataria Joffrey.

A viagem até Dedos é tranquila. Chegando lá eles se encontram com a tia de Sansa, Lysa Arryn, irmã da sua mãe. Sua tia e Petyr se casam, dando livre passagem para a menina e o homem no Vale Arryn e no Ninho da Águia. O Ninho da Águia seria um bom lugar isolado para a menina, já que era uma fortaleza no pico de uma montanha, com difícil acesso para pessoas indesejadas.

Lysa Arryn e seu filho, Robert.

Petyr inventa uma história para encobrir a identidade de Sansa. Ela seria sua filha bastarda, Alayne Stone. Eles pintam os cabelos ruivos da menina para que ficasse irreconhecível.

Chegando no Ninho da Águia Sansa, ou Alayne, começa a cuida de Robert, filho de Lysa, mas ele é um menino muito doente e mimado, cansando-a rapidamente.

Petyr se mostra muito amável com Sansa, talvez amável até demais. Ele a beija na boca um dia... e Lysa vê os dois. A mulher morre de ciúmes do beijo, chamando a menina para uma conversa que acaba na morte de Lysa. Ela é jogada, pelo próprio Petyr, por um buraco no meio da sala que dava para um precipício.

Agora Petyr seria o novo senhor do Vale Arryn. Ele planeja comandar como tutor do jovem Robert, até que ele tivesse idade suficiente para ser governante. Pelo menos essa é a história que ele conta para os senhores do Vale. Na verdade ele planeja casar Sansa com o próximo na linha de sucessão do Ninho da Águia, para revelá-la como a herdeira dos Starks no dia do casamento. Assim ele teria o poder sobre Winterfell também, além do Vale.

Isso é o que sabemos de Sansa até agora. Ela é procurada por Cersei, como cúmplice no assassinato de Joffrey, mas está em segurança com Petyr, sob o codinome de Alayne, no Ninho da Águia.

3 comentários:

  1. aguardando os próximos capitulos!!!!

    ResponderExcluir
  2. I couldn't resist commenting. Perfectly written!

    Here is my page - Relaxing music

    ResponderExcluir
  3. I hope Sansa and Tyrion to be final alliance between Stark and Lannister.
    Well, fight after Danny BURN THEM ALL!

    ResponderExcluir