segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Bran Stark



Contém SPOILERS!!!


A história do Bran começou a ser contada no post sobre a família Stark. Você pode lê-la aqui.

Bran

Voltando da onde parei, Bran estava em coma em Winterfell após uma queda muito suspeita em uma de suas escaladas pelas muralhas e torres de Winterfell.

Ele era um menino doce que adorava escalar. No dia em que ele fica paraplégico ele escalava pelas ruínas de uma antiga torre, quando ouviu barulhos estranhos. Quando ele foi conferir do que se tratava, ele viu os gêmeos Lannister transando. Jaime, mais do que depressa, agarra o menino e o empurra pela janela em que ele estava. A esperança era que Bran morresse para que seu segredo continuasse seguro.

Para o desespero de Jaime e Cersei, o menino sobrevive. Em coma, mas sobrevive.

Catelyn e o meistre de Winterfell cuidando de Bran.

Bran passa dias, semanas em coma. Durante esse tempo ele sonhava. Sonhos sobre um corvo de três olhos que o guiava para as cavernas de Winterfell, para as criptas dos antigos lordes que ali morreram. Nesses sonhos o corvo lhe dizia que poderia ensina-lo a voar.

Ainda durante seu coma alguém tenta matar Bran. Aparentemente um assassino contratado apenas para isso. Com uma adaga boa demais para um simples executor. Quem salva Bran é seu lobo, que ainda não tinha nome nessa época.

Sua mãe vai para Porto Real depois do ataque a Bran, a fim de encontrar Eddard Stark para que ele investigasse a tentativa de assassinato de seu filho.

Em um momento no coma o corvo de três olhos diz para Bran acordar e o menino o faz. Ele acorda e nomeia seu lobo de Verão, por causa da cor dos olhos do animal.

Bran e Verão, logo que o lobo foi achado na Mata de Lobos.
Depois de acordado Bran fica deprimido. Suas pernas foram inutilizadas pela queda. Ele não poderia ser o cavaleiro que sempre sonhara e nem poderia fazer o que seus irmãos mais velhos faziam. Dificilmente conseguiria ficar sobre um cavalo ou fazer qualquer coisa sem ajuda de outros.

Com a ajuda de Tyrion Lannister, Bran consegue uma sela especial para andar a cavalo e, ainda, usando a imaginação de seu meistre, conseguem bolar uma cesta para que um criado levasse Bran nas costas.

Bran nas costas de Hodor, um criado.
Bran em seu cavalo, na sela especial.

Apesar dessas melhorias, Bran não estava feliz, ele se sentia quebrado. Apenas em seus sonhos ele era livre para andar, com o corvo de três olhos sempre dizendo que poderia fazê-lo voar. Quando não sonhava com o corvo, Bran sonhava com Verão, como se estivesse dentro da mente do lobo.

Nem mesmo quando seu irmão mais velho lhe deixa no comando de Winterfell Bran se sente bem. Robb Stark, seu irmão mais velho, vai para a batalha vingar seu pai e libertar a casa de sua mãe, deixando Bran como o encarregado de Winterfell.

Durante seu encargo, Bran conhece os Reed. Uma família que vive nos pântanos, pescando e vivendo em casas-barcos. As crianças Jojen e Meera Reed se tornam muito amigas de Bran, principalmente por Jojen entender os sonhos de Bran. O menino diz que Bran não está só sonhando que está na mente de Verão, ele diz que Bran realmente está lá, vivendo o que o lobo vive. E sobre os sonhos com o corvo, Jojen vê isso como um presságio para que Bran vá até as terras pra lá da Muralha, onde ele poderia encontrar esse corvo que lhe ensinaria a voar.

Jojen e Meera.

É durante o governo de Bran que Theon Greyjoy trai a confiança de Robb e ataca Winterfell. Theon faz Bran e Rickon Stark como seus reféns para assegurar o comportamento dos nortenhos que sobraram em Winterfell após a partida de Robb.

Com a ajuda de Osha, uma selvagem, e de Hodor, o criado que carregava Bran, Bran, Rickon e os Reed escapam para as criptas de Winterfell e se escondem de Theon.

Theon não poderia deixar isso barato. Ele não poderia deixar os príncipes de Winterfell escaparem pois a população de Winterfell se revoltaria, então ele enforca dois meninos camponeses dos arredores da cidade, fingindo que era os meninos Stark.

Theon é atacado em Winterfell pelas forças do Lorde Ramsey Bolton. Bran e os outros veem isso como uma oportunidade para fugir. Osha levaria Rickon para Porto Branco, onde se esconderiam e se manteriam a salvo, enquanto Bran levaria Hodor e os Reed para a Muralha, para encontrar o corvo de três olhos.

A partir daí, no livro, nada mais é dito sobre Rickon. Pelo menos até onde eu li.

Sobre Bran, sabemos que ele foi até a muralha. No caminho ele descobria cada vez mais sobre seu poder de se conectar com Verão. Ele entrava na mente do lobo para caçar, sentir os cheiros do mundo e se sentir completo de novo. Ele gostava de poder correr pelo menos na pela do lobo.

O clima fica mais frio a cada passo na direção da muralha. Hodor sempre carrega Bran nas costas e Meera sempre caça ou pesca mara poder alimentar o pequeno grupo.

Quando chegam perto da Muralha, Bran e seus amigos se encontram com Sam Tarly, um patrulheiro da patrulha da noite, que dá a eles um guia para seguir pelas terras pra lá da Muralha. Mãos Frias é um homem estranho, completamente pálido, gelado e de mãos pretas, mas que os serve muito bem como guia.

Mãos Frias.

Mãos Frias montava um alce e os levou pela floresta gelada nas terras desconhecidas do extremo norte do continente. A viagem foi dura e esfomeada, contando com ataques de mortos-vivos, chamados de "Outros". Nisso eles descobrem que Mãos Frias é um dos "outros", mas que por alguma razão ele os ajuda na sua jornada. Quando chegaram ao seu destino as coisas começam a melhorar. Eles encontram uma caverna onde os Filhos da Floresta vivem. Nessa caverna eles estariam protegidos contra os terrores da floresta, então Mãos Frias não pode entrar junto com eles.

Os Filhos da Floresta são seres muito antigos que começaram as crenças nas Árvores Coração, os deuses de Winterfell. Eles são como humanos, mas são menores e tem olhos com cores muito variadas. Dentre os Filhos da Floresta está o corvo de três olhos. Ele não é um corvo de verdade, ele é um desses pequenos humanos, mas está incrustado em uma árvore. Ele é tão velho que já faz parte da árvore.

Ele ensina Bran sobre o que é ser um "troca-peles", ou seja, como fazer para transportar a sua mente para outros animais e para árvores, como controlá-los. Bran aprende rápido e passa a entrar na cabeça não só de Verão, mas nos corvos e até no Hodor. Depois de algum treino, até pelas árvores ele consegue se passar.

Meera e Jojen então com Bran e Hodor dentro da caverna, mas não gostam da escuridão do local.

Bran será treinado para ser um vidente verde, para saber as memórias da floresta e dos animais, para viver centena de anos e se comunicar com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário