domingo, 6 de janeiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Os Greyjoy



Contém SPOILERS!

A casa Greyjoy não é uma das famílias mais importantes do reino, mas ganha certo renome com o passar da história. Eles são naturais das Ilhas de Ferro, um conjunto de várias ilhas, onde os homens vivem da pesca e da retirada de mineral da terra. Sua fortaleza é chamada Pyke e seus súditos são os homens de ferro.

Seu escudo é uma lula gigante e suas palavras são "Nós não semeamos". Seu deus é o Deus Afogado.

Não, não está de ponta cabeça.


No começo do livro o senhor das Ilhas de Ferro é Balon Greyjoy, pai de Rodrik, Maron, Asha e Theon. Seus irmãos são Euron, Victarion e Aeron.

A história da família é conturbada. Depois da revolta de Robert Baratheon, Balon se autodenomina Rei das Ilhas e quer atacar o Trono de Ferro, mas Robert e Eddard Stark esmagam as forças de Balon, matando Rodrik e Maron e ainda levando Theon como refém para a família Stark.

Balon não se envolve mais com os problemas do continente, vivendo em suas ilhas até o fim da vida.

Enquanto isso, Theon, ainda criança, é levado para Winterfell onde é criado junto com os filhos dos Starks. Ele tem a idade do filho mais velho de Eddard.



Eddard e sua esposa criam Theon como se fosse filho próprio, mas ele nunca se esquece que é apenas um refém para manter o bom comportamento de seu pai. Mesmo assim, brinca e aprende junto com os meninos Stark, sendo muito dado a sorrisos. É treinado no arco e flecha e na cavalaria.

Theon Greyjoy

Enquanto Theon vive em Winterfell, com os pés na terra, sua irmã mais velha, Asha, vive no mar velejando como capitã do barco Vento Negro. Ela é destemida e não se comporta como uma simples mulher. Ela sabe manusear os famosos machado de arremesso das Ilhas de Ferro e luta verdadeiras batalhas comandando seus homens.

Como ela foi a única filha de Balon que continuou nas Ilhas de Ferro, seu pai a cria como herdeira de seu trono, esquecendo-se do filho Theon.

Asha Greyjoy

Voltando a Winterfell, Theon é mantido cativo por 9 anos. Nesse tempo vira muito amigo de Robb Stark. Uma vez até salvou a vida de Bran Stark, com seu arco e flecha.

A história da uma reviravolta quando Eddard Stark morre e Robb entra na guerra para vingar seu pai. Theon luta ao lado de seu amigo na maioria das batalhas, até que Robb o manda de volta as Ilhas de Ferro, pela primeira vez em quase 10 anos. Ele daria uma mensagem dos Starks ao seu pai. Convidando-o a se juntar à Robb contra o Trono de Ferro.

Ao chegar nas Ilhas de Ferro ele reencontra Asha, que já o humilha, quando troca de identidade só para descobrir quem é, verdadeiramente, seu irmãozinho.

Seu pai, Balon, não gosta dos novos modos do filho, que se comporta como um nortenho e não como um homem de ferro, e ainda ainda não aceita os termos dos Starks. Ao invés disso ele resolve se autodeclarar Rei das Ilhas, novamente. Envia Asha para conquistar Bosque Profundo, com 30 navios, enquanto Theon ficaria no comando de apenas 8 navios e saquearia pequenas aldeias na costa rochosa.

Como deu pra perceber, nenhuma família continua unida nessa história, cada pessoa segue seu caminho, o que dificulta a minha parte de escrever sobre as famílias. Jajá vou começar a postar separadamente sobre cada personagem, para terminar a história de cada um, inclusive de Asha, Theon e Balon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário