sábado, 5 de janeiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Os Lannisters


Contém SPOILERS!!

A família Lannister é a mais rica dos sete reinos. Sua sede é em Rochedo Casterly, seu brasão é um leão dourado rugindo e seu lema é: "Ouça-me Rugir", apesar dessas serem as palavras oficiais, todos eles são conhecidos pelo dito 'Um Lannister sempre paga suas dívidas'.


Os príncipais personagens são Tywin Lannister, o pai e senhor do rochedo; Jaime Lannister, também conhecido como Regicida, filho mais velho de Tywin; Cersei Lannister, irmã gêmea de Jaime; e Tyrion Lannister, o irmão mais novo e anão.

Tywin, um senhor imponente que nunca sorri, desde sempre tratou seus filhos mais velhos com muito rigor. Odiava profundamente Tyrion, pois sua mulher morreu ao dar a luz ao anão. Sempre tentou esconder a sua pequena aberração embaixo do rochedo. Protegeu e treinou Jaime para que se tornasse um grande guerreiro e um bom herdeiro para rochedo Casterly. Pela semelhança com Jamie, Cersei e o garoto sempre trocavam de lugar, confundindo os  empregados do castelo em que viviam.



Tywin foi Mão do Rei (Sabe o que é isso? Não? Descubra aqui!) de Aerys II por muito tempo, mas os desentendimentos entre eles o impediram de continuar com seus serviços. O rei Aerys gostava da mulher de Tywin e, além disso, tomou seu filho como um membro da Guarda Real (Leia aqui), tirando qualquer possibilidade de que ele tomasse posse de Rochedo Casterly. 

Tywin renuncia o cargo de Mão do Rei e se recolhe em seu castelo até que o filho de Aerys morre na Guerra do Usurpador (Leia mais sobre ela aqui), quando vira a casaca e se junta aos Baratheons, apenas para ficar do lado vencedor.

Passando um pouco para a história dos filhos de Tywin... Jaime e Cersei sempre foram muito ligados, principalmente por serem gêmeos, mas essa ligação ia além do que os olhos podiam ver. Os dois mantinham um caso amoroso. Sempre se esgueirando para poderem ficar juntos, demoram para serem descobertos.

Cersei e Jaime

Esse incestuoso caso continua mesmo depois de Cersei se casar com Robert, após a Guerra do Usurpador, quando Robert se tornou o novo rei. Eles se casam para selar uma aliança entre a coroa e sua família. Jamie fica louco de ciúmes, mas não pode fazer nada, teve que aceitar o casamento de sua irmã.

A primeira vez q alguém os vê juntos é em Winterfell, na casa dos Starks, mas isso não causa problemas imediatos para eles. Quem os vê é Bran Stark, durante a ida do rei Robert ao norte para chamar Ned para ser sua nova Mão do Rei. O menino os vê em cima de uma torre enquanto eles transavam. Jaime, no intuito de manter seu relacionamento com a irmã em segredo, joga Bran pela janela. O que ele não esperava é que o menino sobreviveria a queda, apesar de entrar em coma por dias.

Enquanto isso, Tyrion se divertia nos prostíbulos, o que envergonhava seu pai mais do que tudo. O anão já havia se casado uma vez, quando era novo, mas seu pai e seu irmão acabaram rapidamente com o casamento, dizendo que a menina era uma prostituta paga por eles para enganar Tyrion.

Quanto ao casamento de Cersei com Robert, não havia amor ou sequer afeto entre os dois. Cersei sempre fugia para ficar com o irmão, enquanto Robert se afogava em prostitutas e vinho. Para Cersei era fácil, já que o irmão estava sempre por perto na Guarda Real.

Apesar da falta de amor, Cersei tem três filhos com Robert. Na verdade, Robert acredita que os filhos sejam dele, mas a verdade é diferente.

As coisas começam a ficar complicadas para o casal de gêmeos quando Ned Stark chega em Porto Real, após o convite para ser Mão do Rei. Ele se engaja em pesquisas sobre a legitimidade dos filhos de Robert com Cersei e acaba descobrindo a verdade. Os três são filhos de Cersei com Jaime. Essa descoberta custa a sua vida e a de Robert. Cersei planeja e executa a morte dos dois para tentar guardar seu segredo.

Com Robert morto, seu filho mais velho, Joffrey, sentaria no Trono de Ferro e reinaria de acordo com cada palavra de Cersei.

Paralelamente, nas proximidades de Winterfell, a mãe de Bran, Catelyn Stark, captura Tyrion, achando que ele teve algo a ver com a tentativa de assassinato de seu filho. Ela segue com um pequeno grupo de soldados para o Ninho da Águia, onde sua irmã mora, para tentar descobrir a verdade do anão.

Ninho da Águia, à esquerda, o grupo de Catelyn levando Tyrion.


Isso, é claro, desencadeia a raiva de Lorde Tywin, que manda Jaime liderar um ataque às terras fluviais, que são a sede da família de Catelyn. Ele ganha algumas batalhas e consegue montar um cerco em volta de Correrio, a principal cidade fortificada das terras fluviais.

No Ninho, Tyrion consegue um aliado e ganha um julgamento por duelo, sendo libertado de seu cativeiro. Mesmo assim o ataque às terras fluviais continua.

Com a ameaça de Lorde Tywin e com Eddard Stark morto, Robb, filho mais velho de Ned, entra na guerra contra o trono dos Lannisters para vingar a morte de seu pai e para proteger as terras da família de sua mãe.

A partir de agora a historia de Tyrion segue em direção a Porto Real; a historia de Jamie segue para frustração e a historia de Cersei para loucuras no Trono de Ferro. Sendo assim, tentarei falar de cada um em posts diferentes, apesar de serem historias que se encontram algumas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário