sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Eddard Stark e suas filhas



Contém SPOILERS!!!

O começo da história de Eddard foi contada no primeiro post sobre os Starks e agora vou descrever o que acontece depois que ele sai de Winterfell e vai para Porto Real com seu rei.

Eddard Stark.
Eddard e suas filhas, Sansa e Arya, seguem com a comitiva real pela Estrada do Rei em direção ao Sul. Durante a viagem suas filhas gostam de fazer coisas muito diferentes. Enquanto Arya só quer saber de treinar a usar uma espada, Sansa gosta de passear com seu prometido, Joffrey Baratheon, o filho do rei.

Arya com Agulha, sua espada.
Em um dia da viagem, Arya brinca de lutar com pedaços de madeira contra o filho do açougueiro do rei, na beirada de um riacho. Sem perceberem, Joffrey e Sansa chegam e os vêem lutando.

Sansa e Joffrey .
Joffrey acha que o menino está judiando de Arya e tenta machucá-lo, mas Arya o impede batendo nele com sua madeira. Joffrey tira sua espada da bainha, uma espada de verdade, e ameaça Arya, como ela se atrevia a bater no príncipe? Nesse momento o lobo gigante de Arya salta e morde Joffrey na mão. O menino solta a espada e Arya a joga no lago, onde ela fica perdida.


Depois disso, a loba gigante Nymeria tem que fugir de perto da comitiva do rei, se não seria morta, e Arya também fica desaparecida pelo resto do dia.

Eddard fica desesperado, querendo saber onde está sua filhinha e querendo saber o que realmente aconteceu. Quando Arya retorna sem a loba gigante, ela conta a verdade, mas Sansa desmente a história dela, dizendo que a loba simplesmente atacou Joffrey e fugiu. Apesar de Sansa ficar do lado do pequeno príncipe, ele exige a morte de um lobo... mas o único presente lá era, Lady, a loba gigante de Sansa.

Eddard e Arya, na conferência que decidiram matar Nymeria.

Lady é sacrificada pelo proprio Eddard, no lugar de Nymeria. Agora as duas meninas ficam sem suas lobas.

Quando chegam a Porto Real, os Starks são acomodados na Torre da Mão, onde todas as Mãos do Rei viveram durante seus mandados.

O clima não é bom entre as meninas. Arya culpa Sansa pela fuga de sua loba. Se Sansa tivesse dito a verdade, Nymeria e Lady ainda estariam com elas, mas Sansa também perderia o príncipe como seu futuro esposo. Eddard não sabe o que fazer para juntar suas filhas novamente.

O trabalho como Mão do Rei era desgastante. Robert não cumpria seus deveres como rei, então tudo ficava nas costas de Ned.

O Pequeno Conselho do rei, com Eddard ao centro.

Pouco depois de começar suas atividades como Mão do Rei uma visita inesperada chega a Ned. Petyr Baelish, antigo amigo de Catelyn e atual senhor da moeda de Porto Real, diz que alguém espera Ned em um lugar seguro. Ned vai com Petyr até um puteiro do próprio Petyr e lá encontra Catelyn. Catelyn veio de Winterfell dizer que alguém tentou matar o pequeno Bran, o menino aleijado e em coma, filho dos dois. Enquanto o menino continuava deitado em sua cama, um assassino entrou em seu quarto e tentou assassiná-lo com uma adaga. Catelyn tentou pará-lo com as próprias mãos, mas foi Verão, o lobo de Bran, quem matou a ameaça.

Nesse encontro com Ned, Catelyn entrega ao marido a adaga usada na tentativa do crime, para que ele pudesse investigar.

Catelyn só fica uma noite em Porto Real e já volta para Winterfell, enquanto Eddard volta à Fortaleza Vermelha (Palácio real) para cuidar de seus afazeres.

Uma das ocupações pessoais de Ned foi a de investigar a morte da antiga Mão do Rei, Jon Arryn. Ele descobre que antes de morrer Jon estava pesquisando os bastardos do rei e que ele lia um livro sobre as grandes famílias de Westeros. Juntando as peças que Lorde Arryn deixou, Eddard descobre que os filhos de Robert na verdade não são legítimos. Ele descobre que os três são frutos do incesto entre Cersei e Jaime Lannister.

Eddard tenta falar com Cersei sobre o assunto, até oferece a ela um plano de fuga, pois se Robert descobrisse sobre a traição sua fúria seria implacável, mas ela não o escuta. Ao invés disso ela planeja a execução do marido e de Eddard.

Conversa entre Ned e Cersei.
Robert morre por causa de uma caçada, na qual foi chifrado por um javali enorme. Seu escudeiro, Lancel Lannister, deu a ele o vinho mais forte que tinham, a mando de Cersei, embriagando-o durante a caçada, o que deixou o rei sem juízo e acabou colocando ele em perigo quando tentou matar o javali. Ele volta para o castelo com ferimentos graves e morre dias depois.

Quando Robert está em seu leito de morte, seu irmão mais novo, Renly, juntamente com Petyr Baelish, convidam Eddard a tomar o trono de ferro, mas ele recusa, pois não seria honrado esse ato. Ele queria entregar o trono ao legítimo herdeiro, Stannis Baratheon, que seria o regente enquanto Joffrey não tivesse idade para governar.

Petyr acaba por aceitar a causa da Mão do Rei, mas assim que Robert falece ele trai Ned e o entrega para Cersei. Ned acaba preso nas masmorras do castelo como um traidor da coroa.

Eddard traído por Petyr
Quando Eddard é preso suas filhas são feitas reféns para que nenhum Stark se revoltasse, mas Arya foge e vai viver nas ruas de Porto Real. Sansa fica, já que era prometida ao príncipe, mas é tratada mal pela corte, por Cersei e pelo próprio Joffrey.

Com Robert morto e sem ninguém para colocar Stannis como regente, Joffrey se torna rei.

Eddard decide se confessar, mesmo que não tenha sido culpado de nada, para tentar salvar as filhas, mas quando chega ao septo e diz as palavras na frente da multidão de Porto Real, rei Joffrey não aceita e manda que cortem a sua cabeça. Cersei e os outros conselheiros ficam assustados com a atitude do menino, mas a coisa já estava sendo feita. O carrasco pega a espada de Ned e corta sua cabeça com ela. Arya estava no meio da multidão quando isso aconteceu.

Arya não acredita quando seu pai confessa tudo.
No meio da multidão, alguém agarra Arya antes que a cabeça do seu pai role, para ela não ver o que está acontecendo. Era Yoren, da patrulha da noite, um amigo de seu pai. Ele a leva para longe, para protege-la.

Sansa desmaia quando o pai morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário