segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

As Crônicas de Gelo e Fogo - Curiosidades

As Crônicas de Gelo e Fogo são livros cheios de detalhes, lugares e nomes diferentes do que estamos acostumados, então pensei em tentar deixar tudo mais claro.

Vamos começar pelos lugares:

Westeros é um grande continente onde estão localizados os sete reinos. A capital é Porto Real, que fica ao sul e é onde o trono de ferro fica.



Cada grande casa/família está instalada em um local diferente. Pode ser uma cidade como porto real, uma ilha, como as Ilhas de Ferro, ou uma fortificação, como Winterfell.

Há uma estrada que liga Porto Real ao norte, chamada de Estrada do Rei. Ela passa pelas principais cidades, indo até a Muralha, no extremo norte dos reinos.

A Muralha é uma grande parede de gelo, construída pela Patrulha da Noite e delimita o fim dos sete reinos. Além da muralha há uma floresta muito antiga, onde o gelo é eterno e criaturas malignas andam.

Ao sul, as terras que não fazem parte de Westeros são chamadas de Cidades Livres. Elas ficam além do mar. Nas cidades livres não valem as leis de Westeros, então, por exemplo, é permitido o comércio de escravos.

Agora, vamos ao clima:

As estações, no mundo do livro, não ocorrem como no nosso. Lá, cada estação pode durar anos, ou seja, o verão pode durar três anos e, o inverno, sete. Por isso as coisas têm que ser muito bem pensadas. Durante o inverno poucas coisas podem ser plantadas e, em alguns lugares do reino, é impossível plantar ou criar animais, por isso, durante o verão, parte das colheitas e da produção tem que ser estocada para a época do inverno.



Passando para as expressões:
  • Mão do Rei: é o ajudante do rei, seu conselheiro mais próximo. Dizem que o rei "caga" e a  Mão "limpa".
  • Trono de Ferro: Um trono feito de espadas derretidas, ainda tendo muitas pontas afiadas. É o trono dos reis de Westeros. É conhecido por furar homens que não são dignos do trono, mas na verdade machuca todo mundo.
  • Khalasar: é o nome dado ao bando de Dothrakis, na língua dothraki.
  • Khal: é o nome dado ao líder do Khalasar.
  • Guarda Real: A Guarda Real é um grupo de sete cavaleiros que fazem a segurança do rei e da família real. Seriam os melhores cavaleiros do reino. Sempre usam capas e armaduras brancas, sendo conhecidos, também, como as Espadas Brancas. Não podem possuir terras, casarem ou ter filho durante seu serviço, que é vitalício.
  • Meistre: meistre é como se fosse um sábio. Eles forjam uma corrente para si, na qual cada elo representa uma especialidade. Eles são usados como conselheiros em cada cidade do reino e são treinados na cidade de Vila Velha.

Broche da Mão do Rei
O Trono de Ferro
Meistre Luwin, de Winterfell.

A Guarda Real










Costumes em geral:

Um convidado, após comer algo salgado e beber vinho na casa do seu anfitrião, fica protegido pelo costume do pão e sal, ou seja, o anfitrião ficará amaldiçoado se fizer algum mal para aquela pessoa enquanto ela estiver sob seu teto.

Quando um bastardo nasce ele recebe o sobrenome característico do local onde nasceu. Por exemplo, se for um bastardo de Winterfell, será um Snow, se for um bastardo do Ninha da Águia, será um Stone.

Deuses:

Em Westeros, na maior parte dos sete reinos, o deus mais aceito é um Deus de sete Faces. Suas faces são a Velha, a Donzela, o Ferreiro, o Pai, a Mãe, o Estranho e o Guerreiro.

No norte, em Winterfell, os deuses são as Árvores Coração, dentro de cada bosque sagrado há uma árvore chamada de represeiro, na qual a face de um deus foi entalhada a muitos anos. A árvore é branca como osso e sua seiva e folhas são vermelhas.

Represeiro


Nas Ilhas de Ferro, o deus é o Deus Afogado, por causa de seus costumes de pesca e pela sua sobrevivência baseada no mar.

Agora temos um novo deus. o Deus do fogo, R'hllor. Este deus revela o destino das pessoas nas chamas, aquece seus seguidores e reprime os outros deuses. Os "padres" dessa religião são chamados de Sacerdotes Vermelhor. eles sempre usam sedas vermelhas muito finas, não sente frio nunca, e conseguem controlar as chamas com pós especiais e feitiços.

Símbolo de R'ollor
Se eu lembrar de mais coisas eu atualizo aqui ou faço uma nova postagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário