sexta-feira, 29 de março de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Stannis Baratheon


Contém SPOILERS!!!

No primeiro post sobre os Baratheons eu disse que os dois irmãos que sobraram do falecido rei Robert Baratheon começaram a lutar pelo trono. Stannis e Renly reivindicaram o Trono de Ferro para eles, mesmo com o suposto filho de Robert, Joffrey, sentado e governando no Trono.

Stannis era a ovelha negra da família. Um pouco anti social e nada amado pelo povo, tem a fama de ser justo, porém severo. Ninguém nunca o viu sorrir.

Ele é casado com uma mulher muito feia e bigoduda, com a qual tem uma filha que foi deformada ainda bebê por uma doença própria do livro, escamagris.

Stannis

Na época em que Robert morre e a revolta de seus irmãos começa, Stannis está trocando de religião. Uma Sacerdotisa Vermelha chega à Stannis dizendo que ele é um deus renascido. Ele seria a parte principal de uma antiga profecia, na qual Azor Ahai, um representante do deus R'hllor, viria à Terra empunhando uma espada flamejante e acordaria os dragões de pedra. 

A religião da moça, Melisandre, adora R'hllor, o deus do fogo, da luz e das sombras, que seriam as filhas da luz (não há sombras sem ter luz). Ele é um deus intolerante a outras divindades, exigindo sacrifícios feitos no fogo para seus servos mostrarem o quanto o adoram. As fogueiras são sagradas e todos os cultos são feitos em volta delas, pela noite. A frase mais dita pelos seguidores dessa religião é "A noite é escura e cheia de terrores".




Melisandre e Stannis.

Em um dos cultos para seu novo deus, Stannis tem que queimar as estátuas dos seus antigos deuses da Fé dos Sete. Enquanto as estátuas queimam e derretem, uma espada é jogada nas chamas. Aquela seria a espada flamejante da profecia. Ele retira a espada do fogo quando as chamas diminuem e a espada tem luz própria.

Agora ele estaria preparado para conquistar o seu trono. Sabendo que os filhos de Robert, seu falecido irmão, eram bastardos e não tinham o direito de reinar, Stannis era o próximo na linha de sucessão, mesmo com seu irmão mais novo também querendo o trono para si e indo à batalha com um exército.

Stannis consegue apoiadores nos recantos do mundo, com tropas vindas do outro continente. Se juntou com piratas e mercenários conseguidos com a ajuda do seu Mão do Rei, um ex contrabandista que se mostrou muito útil a Stannis.

O primeiro movimento de Stannis foi tentar falar com seu irmão mais novo, Renly Baratheon. Queria mostrar a ele que a reivindicação do jovem era menor do que a sua e, ainda, queria pedir para que o irmão se juntasse a sua causa e apoiasse-o como novo rei.

Não poderia ser mais desastroso. Stannis segue para Ponta Tempestade, onde Renly está, e os irmãos se encontram do lado de fora da fortaleza.

Encontro entre Stannis ( na esquerda) e Renly (na direita). 
Renly se recusa a apoiar o irmão, dizendo que o reino não o quer como rei. Nisso ele estava certo. Stannis era duro demais e sem nenhum carisma, qualidades importantes para um rei. Enquanto isso, Renly era bonito e charmoso, um bom rosto para o trono.

Renly volta para a fortaleza, sem saber o que esperaria por ele pela manhã.

Stannis também volta para o seu acampamento. Melisandre, a sacerdotisa vermelha, diz que pode cuidar para que Renly não seja mais um problema. Ela invoca um filho do senhor da luz, uma sombra, que se infiltra no acampamento de Renly e o mata. Stannis não sabe que é isso que a sacerdotisa tinha em mente, pelo menos não claramente, mas logo pela manhã ele sabe que seu irmão foi morto.

A maioria dos apoiadores de Renly passam para o lado de Stannis, mas o Tyrell fogem logo que o acampamento do jovem cai.

Depois disso Stannis precisava apenas tomar Ponta Tempestade, que estava pouco guarnecida e sob o comando de um castelão (um governante provisório que ficava no poder quando o lorde da fortaleza estava fora).

Frente à recusa do castelão de entregar Ponta Tempestade, Melisandre invoca mais uma sombra. Ela é enviada junto com o Mão do Rei de Stannis para as docas de Ponta Tempestade. Lá ela chega grávida. No chão, entre as paredes úmidas das docas, Melisandre dá a luz a uma sombra. Mais um filho de seu deus vermelho. A sombra sai da mulher e já vai cumprir seu dever: matar o castelão.

O nascimento da sombra.

No dia seguinte Stannis tem o poder de Ponta Tempestade para si. Agora ele poderia atacar Porto Real, a capital e o verdadeiro objetivo do futuro rei de Westeros.

Junto com a frota dos piratas, a frota que ele já tinha de Pedra do Dragão e a frota de Ponta Tempestade, Stannis tinha mais navios do que a capital, então um ataque marítimo seria muito vantajoso. Para esse ataque ele não leva Melisandre, dizendo que mulheres não pertenciam à guerra.

Ele ataca Porto Real com uma certeza de vitória, mas ele não contou com a astúcia e inteligência da Mão do Rei de Joffrey. Tyrion Lannister, o anão que governava como Mão do Rei, massacra os navios de Stannis com fogovivo, um líquido verde que queima qualquer coisa com a menor perturbação. As chamas verdes engolem os barcos mesmo dentro da água. Homens morrem queimados e praticamente nenhum navio consegue fugir. Isso porque Tyrion também fechou a baia com uma corrente de ferro.

Navios de Stannis sendo atacados com fogovivo.

Stannis ficou preso no inferno de chamas verdes, enquanto seus homens morriam.

A vitória ficou até próxima, mas os soldados dos invasores não conseguem transpor as barreiras de Porto Real. As coisas só pioram quando um exército chega pela retaguarda e massacra os homens de Stannis. Era Tywin Lannister. Ele chegou com as forças dos Tyrell e ajudou Joffrey, trazendo a vitória para os Lannisters e fazendo Stannis fugir o mais rápido possível, com os poucos homens que lhe restaram.

Depois de fugir sem nenhum beneficio, Stannis fica com a fé abalada. Ele começa a duvidar da mulher vermelha, Melisandre, mas ela diz que não viu vitória nas chamas antes de Stannis partir. Agora ela via outras coisas em suas chamas proféticas.

Ela usa o sangue de um bastardo de Robert Baratheon para pedir a morte dos outros pretendentes ao trono. De fato, os outros supostos reis morrem, mas não parece que foi por causa da maldição de Melisandre.

Depois disso, Davos Seaworth (o Mão do Rei), aponta para Stannis que o verdadeiro mal do mundo estava no norte. Era lá que o verdadeiro perigo morava e era de lá que viria todo o apoio para seu rei. Se Stannis protegesse o reino inteiro dos males do norte, era capaz do reino inteiro ficar ao seu favor.

Sabendo que os selvagens estavam para atacar a Muralha, Stannis se dirige ao norte com os restos de seu exército.

Ele chega no momento exato, quando os selvagens iam investir contra a Muralha mais uma vez. Seu exército massacra os selvagens, que nem armaduras tinham direito, e sai vencedor. Stannis é recebido na Muralha, depois disso, e ganha até uma fortaleza dentro de Castelo Negro. Além disso ele exige mais uma fortaleza na Muralha, para alocar seus homens e sua esposa, a rainha bigoduda.

Lado sul da Muralha, Castelo Negro.

Melisandre sente poder em Jon Snow, o Senhor Comandante da Patrulha da Noite, mas o rapaz sempre foge da mulher.

Stannis vai prolongando sua estadia junto com a Patrulha da noite. Ele vê e desaprova as atitudes de Jon Snow, mas não há nada que ele possa fazer quanto a isso. O rei envia sua Mão do Rei, Davos, para outra cidade na tentativa de ganhar mais aliados, mas Davos não retorna.

Em um dado momento, quando ele consegue o apoio de alguns senhores do norte, Stannis sai de Castelo Negro com a maior parte de seu exército, deixando apenas alguns para proteger sua esposa e Melisandre. Ele parte para atacar Bosque Profundo, uma fortaleza que tinha sido conquistada ela casa Greyjoy. Lá ele consegue a vitória e muitos prisioneiros de valor. Ele restabelece os antigos senhores de Bosque Profundo ao poder e parte novamente, mas agora para atacar Winterfell. A vitória em Bosque Profundo fez com que mais senhores nortenhos se unissem à sua causa.

Os Bolton haviam conquistado Winterfell depois da partida de Robb Stark para a guerra, logo após a morte de Eddard Stark, então a luta de Stannis seria contra os senhores Bolton.

Agora na história estamos no outono, o que significa nevascas fortes no norte, frio de tremer os ossos e falta de caça para alimentar um exército. Stannis quase perece no meio da nevasca e no livro não fala exatamente o que acontece com ele.

Pelo que dá para entender, ele ficou preso numa nevasca a três dias de Winterfell. Não há nada sobre uma batalha nas páginas do livro, mas chega uma carta para Jon Snow, ainda na Muralha, falando que Stannis foi derrotado pelos Bolton.

2 comentários:

  1. No final da quarta temporada, como Stannis com seu exercito conseguiu chegar do outro lado da muralha ? Ficou sem explicação isso, ele passou por onde ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele partiu com sua frota até Atalaialeste do Mar, de acordo com os livros, ele deixou Shireen e Selyse neste castelo. Depois, bastou atracar do lado oposto da Muralha, onde seus homens seguiram até o acampamento de Mance.

      Excluir