quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Renly Baratheon


Contém SPOILERS!!!

A história de Renly começou a ser contada no post sobre os Baratheons.

Renly Baratheon.

Terminei falando que ele queria o Trono de Ferro para si, mesmo tendo um irmão mais velho que teria mais direito ao trono do que ele. Renly se via como o irmão mais amado do trio Baratheon. Ele era o mais charmoso e simpático e sempre fora, realmente, amado pelo reino. Isso fez com que ele achasse que o povo aceitaria melhor ele no Trono de Ferro do que seu irmão ranzinza e severo, Stannis.

A primeira vez que Renly tenta fazer um conchavo para ter o trono do irmão é quando Robert ainda está moribundo. Ele tenta se aproximar de Eddard Stark e propõem um acordo, que é recusado pelo nortenho.

Quando Robert morre e Eddard é preso por traição, Renly foge para Ponta Tempestade, onde consegue arrumar apoio para se declarar como Rei dos Sete Reinos. Ele se casa com Margaery Tyrell a fim de selar um acordo com a família da moça, que o apoiaria na guerra para conseguir o Trono de Ferro.

Renly e sua esposa, Margaery Tyrell.



Pra quem viu a série de TV parece que Renly tem um caso amoroso com o irmão de Margaery, Loras Tyrell, como se Renly fosse completamente gay. No livro não tem nada explicito sobre os dois. O autor dá algumas indiretas, sim, mas não chega a falar nada dos dois na cama, como mostra no seriado.

Margaery é uma menina doce e esperta, ela sabe que agora pode ser a próxima rainha de Westeros e age como tal.

Casado, Renly sai de Ponta Tempestade com o exército que apoiava sua causa, juntamente com o exército da família de sua esposa. Eles vão lentamente para Porto Real, pois Renly organiza acampamentos todas as noites, nos quais há luta, comida e festa.

Nos acampamentos sempre há o boato de que Renly ainda não deflorou sua mulher, ou seja, Margaery continuava virgem até agora.

Num dos acampamentos de Renly, durante uma luta corpo a corpo, uma visita inesperada chega. Catelyn Stark vem até Renly para propor um acordo do Jovem Lobo, Robb Stark. O vencedor a luta que estava acontecendo se mostra como mulher. Brienne de Tarth. A moça era alta como um homem, forte como um homem e até parecia um homem. A recompensa que ela pede por ter ganhado a luta foi entrar na guarda pessoal de Renly.

Renly aceita a proposta da moça, tomando-a na sua guarda Arco Iris.

Quanto à Catelyn, Renly diz que não pode aceitar, simplesmente, o acordo de Robb, mas convida Catelyn para ficar em seu acampamento para a noite e para o dia seguinte, pois ele se encontraria com Stannis para tentar trazer o irmão mais velho para sua causa.

No dia seguinte há o encontro entre os dois reis autoproclamados.

Melisandre acompanhando Stannis e Catelyn acompanhando Renly
A reunião de família não corre muito bem. Renly desafia o irmão, o que só o deixa irritado. Stannis dá um dia para o irmão pensar, antes de atacar seu acampamento.

Mas Renly nunca veria o dia seguinte para poder responder a Stannis. Durante aquela mesma noite, no turno de Brienne proteger Renly, enquanto Catelyn tentava conversar de novo com Renly sobre as propostas de Robb, algo estava estava estranho.

Catelyn vê uma sombra movendo-se atras das lonas da barraca do acampamento, mas a sombra não tem  um dono humano.

A sombra entra na tenda de Renly e o esfaqueia. No livro, diz que a sombra corta a garganta de Renly, na série, a cena é essa:


No acampamento de Renly todos acham que foi Catelyn ou Brienne, pois as duas eram as únicas na tenda na hora do ocorrido, mas na verdade foi Melisandre, a sacerdotisa vermelha de Stannis.

Um rei a menos na guerra pelo Trono de Ferro.

6 comentários:

  1. uuuuu....arrepiante....esse é o primeiro ataque de Melissandre. Você diz que a sombra era dela...ou seria do próprio Stannis? Ou um filho dos dois feito com magia negra?

    ResponderExcluir
  2. A sombra não é de Stannis nem de Melisandre. No livro não fica explicito que seja filho dos dois, mas parece que sim. Melisandre seduziria Stannis, mas o que nasce desse caso são sombras, que Melisandre diz serem servas do senhor da Luz, R'hllor

    ResponderExcluir
  3. Se o Eddard Stark aceita o Acordo de Renly após a morte do Robert, teria 100 soldados a mais para lhe proteger e talvez mudaria o Rumo da História. Penso Nisso pq o Ned era um Bom Homem. Tbm acho errado o Conselho permitir que a Cersei rasgasse o Documento com o selo e assinatura do Robert referente ao Eddard assumir o Controle dos Sete Reinos até o Joffrey ter idade suficiente. Mas essa é a Guerra dos Tronos né.. xS

    ResponderExcluir
  4. Claro que foi errado, mas ela não pediu permissão pra ninguem na hr de rasgar a carta =/ O erro foi de Ned, por ter dado a carta na mão de Cersei ao invés de dar na mão de algum concelheiro... Tudo teria sido diferente se ele fosse o regente

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que não deveria ser permitido mudanças na história...
    Eu nunca assisti a série, porém ja estou lendo o quinto livro das Cronicas de Gelo e Fogo.
    E de vez em quando eu converso sobre o livro com um amigo meu que só assiste a série, constantemente nós entramos em contradição, eu afirmo algo que li no livro e ele diz que isso na série, e vice e versa...
    Acho muita sacanagem!

    ResponderExcluir