quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Jon Snow I


Contém SPOILERS!

Jon é um dos filhos de Eddard Stark, mas, por ser um bastardo, não possui o sobrenome do pai. Ele ganhou o sobrenome característico do norte: Snow.

Sua história começou a ser contada no post sobre os Starks.

Jon Snow
Parei de contar a história de Jon na hora em que Eddard embarca para Porto Real com a caravana do rei Robert Baratheon. Jon não quis ficar em Winterfell com a mulher de Eddard e com seus meio-irmãos pois ela o odiava, então ele decide ir com seu tio Benjen Stark para a Muralha. É claro que Fantasma, seu lobo, vai junto.

Tanto seu pai quanto seu tio disseram que a Patrulha da Noite era uma ordem honrada no reino e que eles protegiam Westeros de todos os males do extremo norte, então Jon achou que seria uma boa coisa servir lá.

Mas a decepção não poderia ser maior. Jon chega na Muralha e encontra castelos em ruínas e um frio de tremer os ossos, mesmo estando no melhor dos castelos da Muralha, o Castelo Negro. Os patrulheiros eram, praticamente todos, ladrões, estupradores ou coisa pior. Apenas alguns poucos estavam lá por vontade própria, como ele.

Ele chega na Muralha e já começa a ser treinado na espada, sendo o melhor na arena de treinamento, mas isso só trás inimizades. Ele era um dos poucos rapazes da Muralha que tinha um nascimento nobre, então ele era um dos poucos que tivera treinamento apropriado com espadas desde pequeno.

Após algum tempo chega uma nova leva de recrutas do sul e entre eles está um futuro amigo de Jon, Samwell Tarly. Um rapaz gordo que foi mandado para a Muralha pelo seu pai, que ficara envergonhado pelo filho incapaz que tinha.


Sam é protegido por Jon em inúmeras ocasiões na arena de treinamento.

Sam Tarlly.

Quando chegou o momento de descobrir qual função os novos recrutas teriam dentro da Patrulha, veio a surpresa. Escolheram Jon para ser um mero intendente. Pelo menos foi assim que ele viu. Ele queria ser um patrulheiro e ir nas missões pra lá da Muralha, descobrir os mistérios da Floresta Assombrada e lutar contra o povo livre, mas ele foi escolhido para servir um dos comandantes. Ele serviria o Senhor Comandante da Muralha, o velho urso, como era chamado.

Jon e Sam fizeram seu juramento na frente da Árvore Coração que fica dentro da Floresta Assombrada.

O Senhor Comandante da Muralha: Mormont

Aos olhos dos colegas da Muralha, Jon conseguira um alto posto na hierarquia da Patrulha. Todos sabiam que o Senhor Comandante escolhia o próprio intendente para poder treiná-lo no comando, como que para preparar o rapaz para ser o próximo Comandante.

Jon não fica muito feliz no seu novo trabalho, pois tem que servir o Velho Urso no que ele quiser. Levar comida, esquentar a água do banho, arrumar a cela onde o velho dormia eram suas funções básicas, mas ele também participava das reuniões e ficava sabendo de tudo antes dos outros.

Em um momento, Benjen Stark, o tio de Jon e um dos melhores patrulheiros da Muralha, foi mandado para uma patrulha na Floresta Assombrada e nunca mais voltou. Acredita-se que ele morreu pra lá da Muralha.

Como Jon era o intendente do Senhor Comandante ele dormia numa cela na mesma torre do Velho Urso. Fantasma dormia com Jon, então quando o lobo começava a uivar ou a ficar muito inquieto Jon podia ouvi-lo. Foi isso que aconteceu numa noite particularmente fria.

Fantasma

Fantasma não dormia e uivava de um lado para o outro na cela de Jon. Alguma coisa devia estar errada do lado de fora. O garoto sai para ver o que é e acha os dois guardas do Velho Urso mortos. Quando ele entra na cela de dormir do Comandante, ele vê duas criaturas brancas, com olhos azuis brilhantes, indo na direção do Comandante. Fantasma mata um dos monstros e Jon consegue queimar o outro com fogo. Jon sente o frio da pele da criatura quando ele a mata e percebe que não havia vida naqueles olhos.

Olhando de perto os corpos das criaturas que matou, Jon vê que eles não eram humanos. Eles eram as criaturas que os antigos chamavam de "Os Outros". Mortos que andam. Caminhantes Brancos.

Mormont, o Velho Urso, decide dar a espada de aço valiriano de sua família para Jon, como retribuição por salvar a sua vida.

Depois do ataque dos caminhantes brancos dentro da própria Muralha, Mormont decide que os patrulheiros devem ir para Além da Muralha pesquisar o que está havendo. Eles também ouviram falar do Rei pra lá da Muralha, um ex-corvo que desertou e se tornou o rei entre os selvagens.

A patrulha que Mormont monta inclui a maioria dos patrulheiros, alguns intendentes e ele próprio para comandar os 200 homens da Muralha que iriam para o extremo norte. Jon e Fantasma vão juntos nessa patrulha.

O primeiro lugar onde eles param é a fortaleza de Craster, uma casa baixa com uma pequena criação de animais da neve. Craster é um homem que sempre viveu na Floresta Assombrada, cercado por suas filhas e mulheres. Estranhamente não há nenhum menino ou qualquer outro homem na "fortaleza".

Os patrulheiros ficam lá pouco tempo, mas tempo suficiente para Sam e Jon conhecerem uma das filhas de Craster, que também era sua mulher. A menina, Goiva, estava grávida e temia que o filho fosse menino. Ela não diz o que aconteceria com o bebê, mas seu medo era visível a Jon.

Craster conta que o povo livre vem se refugiando com o Rei pra lá da Muralha e formando um grande exército que iria investir contra a Muralha. As pequenas vilas estavam vazias e todos os seres estavam no exército de Mance Rayder, o Rei pra lá da Muralha.

O grupo de patrulheiros sai da fortaleza de Craster e segue para o Punho dos Primeiros Homens, um local estratégico, no topo de um morro, onde eles ficariam acampados esperando patrulheiros dos outros castelos chegarem.

Acampamento no Punho dos Primeiros Homens.

Chega uma patrulha de Torre Sombria com poucos homens, mas entre ele está Qhorin Meia Mão, um patrulheiro destemido que quer liderar uma pequena equipe para investigar os planos dos selvagens.

Jon se voluntaria para essa jornada, deixando Sam e seus outros companheiros para trás no Punho enquanto ele seguia mais para dentro da Floresta com Fantasma, Qhorin e mais alguns homens, tentando alcançar a multidão de selvagens que seguia Mance Rider.

O pequeno grupo de Jon segue mais e mais para o norte, até que encontram montanhas que teriam que escalar. Nessas montanhas eles vêem selvagens acampados.

Jon vai com mais um dos homens até esses selvagens e matam a maioria deles, sobrando apenas um. Quando Jon tira o capuz da cabeça da pessoa ele vê uma menina, Ygritte.

Ygritte e Jon.
Jon não consegue matar Ygritte, então ele a liberta sem que os outros saibam.

A jornada continua para o norte, até que eles descobrem que Mance Rayder está atras de um berrante mágico que, teoricamente, derreteria a Muralha e deixaria os selvagens passarem para o Sul.

Em um sonho de lobo, Jon entra na mente de Fantasma e vê o acampamento dos selvagens. Milhares e milhares de homens, mulheres e criaturas estranhas se amontoavam em um emaranhado de tendas, escavações e manadas de bois, cabras, porcos e ovelhas. Ele vê gigantes e mamutes dentro do imenso grupo de povo livre.

Mas eles são descobertos. A patrulha de Jon é seguida por um grupo de selvagens. Cada companheiro de Jon vai morrendo um a um, até que só sobra ele e Qhorin.

O comandante diz que Jon deveria se infiltrar na multidão selvagem para descobrir os planos de Mance. Ele deveria fingir "virar a casaca" para descobrir os segredos de Mance custe o que custasse. Jon deveria fazer tudo que os selvagens mandassem para ganhar sua confiança.

Quando os dois são apanhados pelos selvagens, Jon e Qhorin tem que lutar para provar que Jon desertou da Muralha. Jon teve que matar Qhorin com a ajuda de Fantasma. Depois ele descobre que Ygritte estava no grupo que o caçou.

Jon é levado para ver Mance Rayder pessoalmente, para convencê-lo que a deserção era verdadeira. Ele consegue e é aceito no meio dos selvagens.

Ygritte se mostra apaixonada por Jon e começa a pressioná-lo para que ele dormisse com ela. Ele não quer quebrar seus votos de Patrulheiro da Muralha, que dizem que nunca terão mulheres, mas ele não resiste à menina que acaba dormindo com ela. Eles se tornam amantes para toda a jornada de Jon.

O grupo de Mance se desloca para o sul, na direção da Muralha. Eles planejavam mandar pequenas patrulhas para escalar a Muralha e abrir os portões pelo lado de dentro. Ocorreriam ataques aos castelos pelo lado de dentro e depois os portões seriam abertos para o resto do povo livre.

Jon é escolhido para escalar. Ele e mais alguns selvagens escalam a muralha num ponto afastado, sem castelos tripulados, e conseguem chegar do outro lado. Fantasma, sendo um lobo, não pode escalar com Jon, então ele ficou dentro da Floresta Assombrada. Agora nas terras de Westeros eles têm que fazer seu caminho para traz de Castelo Negro.

Quando o grupo pára para dormir em uma ruína, um lobo ataca o acampamento dos selvagens, dando a chance perfeita para Jon fugir e voltar à Muralha. Ele recebe uma flechada na perna, que ele desconfia ser de Ygritte.

Jon consegue voltar para Castelo Negro, mas descobre que muitos de seus colegas morreram no Punho dos Primeiros Homens. Houve um ataque das criaturas mortas, "os outros", no acampamento e poucos sobreviveram. Ele descobre, também, que o Senhor Comandante Mormont tinha morrido.

A história de Jon ainda vai por mais alguns capítulos do livro, então vou separar em dois posts :D Leiam o próximo para saber como termina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário