segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Joffrey Baratheon


Contém SPOILERS!!!

Leia o começo da história de Joffrey aqui.

No último post eu terminei falando que Joffrey seria o próximo rei a se sentar no Trono de Ferro e foi isso que aconteceu. Ele virou o menino Rei, aconselhado pela mãe, mas mesmo assim continuou com a suas malcriações e com seu gênio forte.

Joffrey

Joffrey nomeia seu avô, Tywin Lannister, como sua nova Mão do Rei e ainda escolhe sua mãe para participar do pequeno conselho. Como se não bastasse essas mudanças, ele quis que seu "tio", Jaime Lannister, fosse nomeado como Senhor Comandante da Guarda Real. Ele ouve as histórias sobre Jaime e sua mãe, mas não acredita que ele fosse filho de tal incesto.

O jovem rei é uma pessoa má, que adora maltratar Sansa. A menina, que antes era apaixonada por Joffrey, agora o odeia completamente. Além dele ter mandado decepar seu pai, ele fez com que Sansa olhasse a cabeça decepada e ainda bateu nela quando nenhuma lágrima rolou de seus olhos.

Os abusos com Sansa continuam indefinidamente. Ele manda a própria Guarda Real bater na garota. Ele diz  que está punindo a garota pelas vitórias de Robb, mas na verdade ele apenas gosta de maltratar as pessoas.


Joffrey governa como se o rei pudesse fazer tudo o que quisesse. Ele não se importa com o povo e muito menos com as obrigações de um rei. Isso dura até a chagada de Tyrion em Porto Real. O anão chega depois de escapar do Ninho da Águia e passar por um acampamento Lannister, onde encontrou seu pai, e agora vinha para Porto Real com uma carta de Tywin Lannister em mãos.


Quando ele entrega a carta para Cersei ela não acredita. Tywin Lannister, o avô de Joffrey, tinha feito Tyrion seu substituto como Mão do Rei enquanto durasse a guerra. Isso deixa Cersei muito descontente, mas não havia nada que ela pudesse fazer contra a vontade do pai.

Cersei e Tyrion, que usa o broche da Mão do Rei.
Agora Joffrey não conseguiria mais reinar como antes. Tyrion era o único com coragem para se opor ao sobrinho. Num dos episódios de maldade com Sansa, Joffrey a despiu e deixou-a nua na frente de toda a corte, Tyrion intervém e cobre a menina com seu manto.

Depois da chegada de Tyrion começam as armações para tentar ganhar mais aliados na causa dos Lannisters. Tyrion vende Myrcella, irmã de Joffrey, para Dorne. No dia da saída da menina para Dorne houve uma passeata da família real da Fortaleza Vermelha até o porto, para se despedirem da pequena. Myrcella parte. Na volta para o castelo uma multidão se forma em volta da coluna real.

Sansa e Joffrey antes da partida.

A multidão grita por direitos que Joffrey tirou deles. Acusam-no pelo descaso com a população e um motim começa. Atiram merda em Joffrey e capturam Sansa. Tyrion, que chega a salvo no castelo, percebe o sumiço de Sansa e se desespera. O Cão de Caça é quem salva a menina e a leva sã e salva de volta para a Fortaleza Vermelha. Joffrey volta a salvo com o resto dos guardas.

Joffrey ainda tem gênio forte, então ele tenta ir contra Tyrion em tudo, mas ele se envolve muito pouco nos problemas do reino. Tyrion começa a preparar a cidade para a guerra marítima que se aproxima. Ele soube no acampamento Lannister que Stannis Baratheon atacaria Porto Real pelo Rio Água Negra.

Joffrey decide que quer lutar nessa guerra, mesmo com sua mãe insistindo para que ele não se envolvesse. Os comandantes disseram que os homens teriam mais vontade de lutar se vissem o rei com eles. Se Joffrey ficasse escondido e a salvo nas saias de sua mãe enquanto seus homens morriam, a batalha já estaria perdida logo no início.

Joffrey decide ir contra a sua mãe e lutar na guerra.

Ele manda fazer uma espada especial, na cor carmesim dos Lannisters, para poder liderar um batalhão na guerra.

Quando a batalha chega sobre Porto Real Joffrey vai para a luta, mas volta correndo como um cachorrinho depois de alguns golpes. Isso desmoraliza seu exército e faz com que recuem mais e mais.

Essa batalha só é ganha quando lorde Tywin chega com a ajuda dos Tyrell. Stannis Baratheon é expulso da baía do Águas Negras e os Lannisters ganham essa luta.

Agora que Tywin chegou, Tyrion perde o posto de Mão do Rei.

Com a chegada dos Tyrell uma nova menina chega na corte. Margaery Tyrell é uma jovem moça que era noiva de Renly Baratheon, que morreu misteriosamente. Ela ainda era virgem, então poderia se casar de novo. Joffrey gosta muito mais dela do que de Sansa, que era filha de um traidor. Ele esquece de Sansa por um tempo e se dedica a Margaery.

Margaery e Joffrey
Logo o menino decide descartar Sansa. Ele desmancha o noivado com Sansa, dizendo que ela não era digna de se casar com um rei e começa o noivado com Margaery.

Sansa não tem muito tempo para se sentir aliviada por ter escapado das mãos de Joffrey, pois ela é logo mandada para se casar com Tyrion Lannister.

Joffrey marca seu casamento rapidamente. Na manhã escolhida há um café da manhã entre os Lannisters, no qual Joffrey ganha de seu avô uma espada de aço valiriano e ganha um livro de Tyrion. Ele destrói o livro com a espada e exige um presente melhor do tio.

O casamento seria durante a tarde e o banquete seria de noite. No banquete, Sansa entra acompanhada de seu marido, Tyrion. Ela vestia um bonito vestido e tinha um elaborado penteado na cabeça, com uma rede de cabelos com pedras negras.

Joffrey e Margaery sentavam na grande mesa, em cima de um "palco" no fundo do salão, onde todos podiam vê-los. Joffrey chama Tyrion para servi-lo.

Tudo acontece muito rápido. Tyrion serve o rei enquanto algumas apresentações ocorrem, para divertir os convidados. Joffrey começa a engasgar ao lado de Margaery e Tyrion joga o resto da bebida no chão. Cersei corre para tentar ajudar o filho, mas o rosto do recém casado está ficando roxo.

Joffrey morre nos braços da mãe, com a garganta cheia de arranhões que ele mesmo fez, buscando por ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário