sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Catelyn Stark


Contém SPOILERS!!!

A história da Catelyn Stark já foi contada praticamente inteira nos posts de outros personagens, então aqui eu só vou amarrar os fatos e terminar de contar sua história até onde eu li.

Catelyn

A Catelyn nasceu Tully, mas foi prometida aos Starks ainda muito jovem. Primeiramente ela foi prometida a Brandon Stark, mas quando ele morreu na Guerra do Usurpador ela foi passada para o irmão mais novo de Brandon, Eddard Stark.

Catelyn se casa com Eddard logo antes dele sair para mais uma batalha. Eles consumam o casamento antes da partida de Ned e Catelyn já fica grávida. Nasce Robb Stark, o filho mais velho do casal e muito parecido com Catelyn.

Quando Eddard volta da guerra o casal passa a morar na sede da família de Eddard, Winterfell, ondem vivem felizes por anos na fortaleza de pedra. Catelyn têm duas filhas e mais dois filhos depois de Robb e passa a amar profundamente seu marido. O casamento arranjado se encheu de amor durante os anos.

Tudo começa a mudar quando o Rei Robert Baratheon chega em Winterfell e pede para Eddard ser sua nova Mão do Rei.


Durante essa visita, Bran, o filho do meio de Catelyn e Eddard, cai em uma de suas escaladas e fica em coma. Catelyn se desespera e fica por dias em volta da cama do menino, esperando que ele melhorasse. Ela alimentava o menino em coma, vestia e dava banho na criança.

Catelyn cuidando de Bran

Enquanto isso Eddard se preparava para ir para a capital e reinar com Robert. Ele levaria as meninas para a capital, para que arranjassem marido e aprendessem a viver na corte, enquanto os meninos ficariam com a mãe em Winterfell.

Eddard parte para Porto Real deixando Bran em coma. Seu filho mais velho tomaria conta de Winterfell em sua ausência e Catelyn ficaria tomando conta de todos.

Pouco tempo depois que Eddard sai, alguém tenta assassinar Bran durante seu sono. Aparentemente o assassino foi pago por alguem muito rico, pois sua adaga era muito boa. Catelyn se põe na frente do filho quando o homem tenta matá-lo, cortando profundamente as mãos na adaga do homem, mas quem salva Bran é o lobo gigante dele.


Adaga do assassino de Bran

Catelyn decide que precisa ir para Porto Real falar com seu marido sobre o acontecimento e é isso que ela faz. Ela reúne um pequeno grupo para protegê-la e parte para o sul, deixando Bran sozinho com Verão. Robb ficaria tomando conta dos dois irmãos mais novos na ausência de sua mãe, além de governar Winterfell.

Catelyn chega a Porto Real sem problemas. Ela pede socorro para um antigo amigo, Petyr Baelish, para que ele a escondesse na cidade e chamasse Eddard ao seu encontro. Ele assim faz. Esconde Catelyn em um bordel, o último lugar que a procurariam, e chama Eddard para ver a esposa.

Nesse encontro Catelyn conta ao marido o que houve em Winterfell e entrega-lhe a adaga do crime. Eddard fica de pesquisar sobre a tentativa de assassinato do filho. Petyr vê a adaga e diz que conhece o objeto, essa era a adaga de Tyrion Lannister.

Cat não poderia ficar muito em Porto Real, então ela parte logo em seguida de volta para o norte. Em algum ponto da viagem, ainda longe de Winterfell e perto das terras de sua irmã, Cat pára com seu grupo para descansar, entrando numa estalagem do lado da estrada. Ela tenta passar despercebida, mas algo chama a sua atenção. Tyrion Lannister entra na estalagem para comer e beber.

Sabendo que ele estava envolvido de alguma forma na tentativa de assassinato de Bran, Catelyn começa a falar da lealdade dos homens que estavam na estalagem e consegue que eles e seus guardas aprisionem Tyrion. Como eles estavam próximos ao Vale Arryn, foi pra lá que Cat resolveu levar seu prisioneiro. Um mercenário seguiu caminho com eles, Bronn.

Momento da captura de Tyrion

Chegando no Vale Arryn, Lysa chama Cat para o Ninho da Águia, onde estariam mais seguras. O Ninho é um castelo fortificado no topo de uma montanha e seria um bom lugar para uma execução ou para o aprisionamento de Tyrion Lannister. 

No primeiro momento o anão fica preso numa cela aberta do Ninho onde o chão era inclinado e dava para um precipício. Depois de alguns dias olhando para nada além do azul do céu, Tyrion decide quer vai falar seu pecados, mas é tudo um truque.


Cela de Tyrion

Uma vez na frente de suas senhoras captoras ele fala de pecados menores e tira sarro da situação. Ele insiste que não teve nada a ver com Bran. Tyrion ainda pede um julgamento por combate. O mercenário que foi com eles, Bronn, se oferece para ser seu lutador e consegue ganhar o combate singular. Tyrion e Bronn saem livres do Ninho. Catelyn não teria mais nada para fazer no Vale Arryn agora, então ela decide ir embora.

Quando sai do Vale Arryn ela toma o rumo de casa, querendo voltar para Winterfell, mas acaba encontrando as tropas de Robb no caminho. Ela descobre que a captura de Tyrion começou uma verdadeira guerra em Westeros e que seu filho esta marchando para o sul para defender a honra de sua família. Também descobre que a captura de Tyrion resultou na prisão de seu marido e na consequente execução de Eddard.

Catelyn tenta ajudar na guerra do filho contra o Trono de Ferro. Ela consegue um acordo com os Frey para casar Robb com uma das filhas do lorde das Gêmeas, quando a guerra acabasse. Esse acordo adicionou algumas espadas ao exército de Robb e ainda deixou-os passar pelas Terras Fluviais.

Ela também é mandada para negociar com os Baratheons, a fim de trazê-los para a causa do seu filho. Primeiro ela vai a Renly Baratheon, onde ela acaba conhecendo Brienne de Tarth, uma jovem lutadora que mais parecia um homem e que tinha adoração por Renly.

Catelyn, a esquerda; Renly, ao centro; e Brienne, a esquerda.
No dia seguinte à chegada de Cat acontece um encontro entre Renly e Stannis, no qual fica muito claro que os irmãos não trabalhariam juntos nessa guerra. Cada um queria a coroa e o Trono de Ferro para si.

Ao voltarem para o acampamento de Renly, ao anoitecer, Catelyn pede uma audiência com o "Rei" Baratheon. Ela entra na cabana real e Brienne é quem faz a guarda naquela noite.

Catelyn percebe uma sombra se movimentando do lado de fora da tenda. Sem ninguém entender, a sombra, sem um corpo, entra na barraca e rasga a garganta de Renly. Catelyn sabia que seria condenada pelo crime, ela ou Brienne, então resolve fugir com a lutadora. Elas vão para Correrrio, onde Robb ganha a Batalha dos Murmúrios, e se hospedam lá.

Quando Catelyn sabe da suposta morte de Bran e Rickon pelas mãos de Theon Greyjoy, ela se desespera. A angústia de saber que seus filhos não ficaram a salvo nem em Winterfell a fez pensar nas suas filhas, Arya e Sansa, que estavam em Porto Real. Numa tentativa desesperada de reaver as meninas, ela libera o prisioneiro mais importante que Robb fizera: Jaime Lannister. Ela manda Brienne para tomar conta do cavaleiro e escoltá-lo até Porto Real, onde ele seria trocado pelas meninas.
Brienne e Jaime.

Catelyn causa uma revolta entre os seguidores de Robb, por ter liberado Jaime, mas não havia nada que eles pudessem fazer. Ela fica confinada em Correrrio para não causar mais problemas. Robb sai para mais batalhas e, quando volta, Catelyn descobre que o filho se casou com outra menina, Jayne Westerling, ao invés de se casar com a Frey que fora prometida a ele.

Para tentar acalmar os nervos de Lorde Frey, que ficou horrorizado com a quebra do pacto, o irmão de Catelyn foi prometido a uma das filhas do Frey e o casamento seria logo. Uma parte do exército de Robb foi com ele, Catelyn e Edmure, o irmão de Catelyn, até as Gêmeas para celebrar o casamento.

A atmosfera era tensa dentro do salão do castelo, mas a cerimônia ocorreu como planejada. Tudo muda quando os noivos são levados para o quarto de núpcias. Uma batalha começa pelo lado dos Freys, eles começaram a matar todos os homens do Jovem Lobo. Robb é morto na frente de sua mãe e Catelyn ainda consegue matar um homem antes de ter a garganta cortada.

Mas não é o fim da história de Catelyn. Ela é morta nesse Casamento Vermelho e seu corpo é jogado no rio sob a ponte das Gêmeas. Por três dias seu corpo boia no rio, até que fica preso numa das margens. Isso acontece bem quando a Irmandade sem Estandartes passava por ali. O Sacerdote Vermelho deles dá o beijo do fogo em Catelyn, mas contra todas as possibilidades, ela revive.

Thoros de Myr, o Sacerdote Vermelho que revive Catelyn
Revive e fica com desejo profundo de vingança pela morte de seus filhos e dos homens do norte. O ferimento em sua garganta se recupera parcialmente, fazendo com que ela fale de um modo macabro, sussurrante. Ela toma o nome de Senhora Coração de Pedra e anda com a Irmandade sem Estandartes caçando Lannisters e Freys.

Um dos grupos que a Irmandade pega para ser julgado por Catelyn é com Brienne de Tarth, a mulher que Catelyn tinha mandado com Jaime. Ela vê Brienne carregando uma espada vermelha dos Lannisters e fica com certeza de que a mulher a traíra. Ela diz que Brienne deve ser enforcada, mas no momento em que iam dexá-la cair, ela grita uma palavra que não é dita no livro.

Ai sim acaba a história de Catelyn, até onde eu li.

Nenhum comentário:

Postar um comentário