sexta-feira, 8 de março de 2013

8 de março - Dia Internacional da Mulher


Mulheres do mudo inteiro passaram por maus bocados para conquistarem o espaço que ocupam hoje. Toda essa luta é comemorada no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março.

Aqui eu pretendo dizer um pouco sobre o motivo de terem instituído esse dia para celebrarem as mulheres e suas conquistas e o motivo de terem escolhido esse dia, especificamente.

No início do século XX surgiu a ideia de criar um dia em homenagem às mulheres, baseado em acontecimentos dos séculos anteriores. Nos séculos XIX e XX as condições de trabalho eram muitíssimo precárias,  o salário feminino era muito inferior ao salário masculino e a carga de trabalho era abusiva, principalmente para mulheres e crianças.

Como o preconceito contra as mulheres era gritante, qualquer coisa que elas tentassem fazer para melhorar suas condições era reprimida severamente. Além do mais, os movimentos trabalhistas ainda não tinham tanta força naquela época.

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma grande fábrica de tecidos de Nova York fizeram uma greve. Elas ocuparam a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho como equiparação do salário com os homens, menor carga horária e respeito para com elas dentro do ambiente de trabalho. Essa manifestação foi reprimida com tal violência que as mulheres todas foram trancadas dentro da fábrica e foram queimada vivas lá dentro. Cerca de 130 tecelãs foram mortas carbonizadas nesse dia, sendo que nenhum homem foi machucado.

Esse foi o marco para escolherem o dia 8 de março para representar o Dia Internacional da Mulher, mas não foi o único acontecimento que marcou a luta feminina.

Mulheres comunistas fizeram vários protestos pelos direitos femininos, na Rússia. O feminismo era usado como ferramenta de campanha pelo partido comunista, o que deu bastante destaque para as mulheres de lá.

Esses dois exemplos são só alguns dos muitos que ajudaram a mostrar pro mundo a força das mulheres e a importância da nossa luta. Em homenagem a todas as mulheres que ajudaram, e ainda ajudam, a realizar o sonho de igualdade entre mulheres e homens, foi instaurado pela ONU, em 1975, o Dia Internacional da Mulher como sendo no dia 8 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário