quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Os Baratheon

Contém SPOILERS!

Para entender bem a história dessa casa é melhor ler as historias dos Targaryen (aqui), dos Starks (aqui) e, posteriormente, a dos Lannisters (ainda vou escrever), pois suas histórias se entrelaçam.

A casa Baratheon é uma das principais famílias de Westeros e é soberana em Ponta Tempestade. Seu símbolo é um veado coroado negro e seu lema é "Nossa é a Fúria".



Os personagens principais dessa família são Robert (o mais velho), Stannis (o do meio) e Renly (o mais novo), três irmãos muito diferentes e com histórias bastante destoantes.

Robert Baratheon
Renly Baratheon
Stannis Baratheon


A família Stark tinha laços com a casa Baratheon, por Edd ter sido criado junto com Robert Baratheon quando ainda eram meninos. Inclusive, a irmã de Eddard, Lyanna, foi prometida à Robert.


A história dessa família fica interessante quando Robert se revolta contra o trono de Aerys II Targaryen por causa de sua amada, que teria sido raptada pelo filho do rei. Essa revolta fica conhecida como a Guerra do Usurpador. Robert vence a guerra quando mata o príncipe Rhaegar Targaryen com um golpe de seu martelo de guerra, o golpe foi tão forte que destruiu a armadura de rubis do príncipe. Depois de Rhaegar cair, o exército Targaryen se partiu e fugiu. Apesar do Baratheon ganhar a guerra, sua amada morre de qualquer jeito, mas mesmo assim ele reclama o trono e fica conhecido como o Usurpador.

Com sua amada morta, Robert casa-se com Cersei Lannister para selar a união da coroa com a família mais rica dos sete reinos, os Lannisters. Desse casamento saem três filhos: Joffrey, Myrcella e Thommen. A legitimidade das crianças é questionada, pois Cersei não era fiel ao marido.



Robert reina durante anos com a mesma Mão do Rei (saiba o que é isso lendo aqui), mas quando este morre, Robert se volta para Eddard Stark, seu antigo amigo, para ser sua nova Mão.

Ser Mão do Rei foi uma tarefa difícil para Ned, pois o rei não cumpria com a maioria de suas tarefas e deixava tudo na mão de Eddard, mas essa aliança dura algum tempo em Porto Real, até que Robert morre em uma caçada, por causa da chifrada de um javali e um vinho muito forte.

Como Joffrey ainda era muito jovem, o trono deveria ser passado para o irmão vivo mais velho de Robert, Stannis, até que a criança tivesse idade suficiente para governar, mas Cersei não deixaria isso acontecer.

Mesmo enquanto Robert era vivo, dúvidas já eram levantadas sobre a legitimidade de seus filhos e era Ned quem estava investigando sobre isso. Quando ele reúne provas suficientes sobre as traições de Cersei, Ned tenta expor a rainha para que o trono fosse deixado para seu real herdeiro, Stannis, mas ele não teve êxito. Foi preso e morto antes que pudesse fazer maiores estragos às pretensões da rainha.

Agora Joffrey poderia reinar com sua mãe ditando cada passo seu.

Cersei e Joffrey no Trono de Ferro


É nessa parte da história que os irmãos de Robert entram em cena. Os dois, incentivados pelas fofocas sobre a ilegitimidade das crianças de Robert, reclamam o trono do irmão morto. Uma guerra começa pelo reino: Stannis, Renly e Joffrey lutam pelo Trono de Ferro.

Ainda há uma ameaça pelo norte. Com Eddard morto, seu filho mais velho, Robb, quer ir à guerra para vingar seu pai, também ameaçando o trono de Joffrey.

Vou escrever outro post também para os Baratheon, já que cada irmão vai para um lado e já que Joffrey tem uma grande e trágica história para ser contada. Além disso, quando voltar a escrever sobre os Starks detalharei a morte de Ned e a guerra de Rob, mas cada coisa no seu tempo

Espero que gostem!

Um comentário: