sexta-feira, 1 de março de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Cersei Lannister


Contém SPOILERS!!!

Cersei é a filha de Lorde Tywin Lannister, irmã gêmea de Jaime e irmã de Tyrion. Sua história começou a ser contada no post sobre os Lannisters.

Cersei, com sua cara habitual.

Parei  de contar a história de Cersei quando Joffrey cortou a cabeça de Eddard Stark, sendo que ela foi contra essa atitude. Por ela, Eddard seria enviado para a Muralha onde serviria à Patrulha da Noite, sem poder ferir o Trono de Ferro. Mas Joffrey era ousado demais, tinha um gênio muito forte e fez o que lhe veio na cabeça.

Cersei fica por traz de cada ação do filho, como regente, mesmo depois dele nomear Lord Tywin Lannister como sua Mão do Rei. Tywin estava em campo de batalha, tentando conquistar as Terras Fluviais, então ele não pode tomar posse do cargo imediatamente.

Como Cersei é mulher, ela não pode pegar em armas para travar as guerras dentro da corte, então ela usa sua feminilidade para ganhar guerreiros para seu lado. Cersei aproveita que Jaime está na guerra com seu pai e toma outros amantes. Seu primo mais novo, Lancel Lannister, foi um dos que caiu em seus braços e ajudou a rainha em seus planos.

Cersei e Lancel

O tempo passa e o reino vai ficando cada vez mais insatisfeito com o reinado de Joffrey. O menino pára de ouvir sua mãe e reina como bem entende, não se importando com o povo. Cersei, que achou que teria muito poder como regente, descobre que seu filho não deixaria isso acontecer. Até Sansa Stark o garoto não deixava sua mãe controlar. Sansa virou cobaia de Joffrey. Cersei conversava com a menina poucas vezes e normalmente falando do casamento dela com o Jovem Rei.

As coisas só pioram quando Tyrion Lannister, o irmão anão de Cersei, chega a Porto Real com uma carta de seu pai dizendo que o anão seria a nova Mão do Rei enquanto a guerra durasse. Com essa diminuição de poder Cersei começa a se rodear de pessoas com lealdade duvidosa, pessoas que ela só consegue manter ao seu lado por ouro. Tyrion percebe isso e cobre as ofertas de Cersei quanto aos seus mercenários. Agora eles seriam agentes de Tyrion, contando tudo que a mulher fazia e onde ia.
Tyrion e Cersei.

Tyrion, como nova Mão do Rei, toma decisões quanto à batalha que se aproxima pelo mar, já que Stannis Baratheon se mostrou contra a Coroa. Enquanto isso Cersei arranja um banquete para as mulheres da corte de Porto Real. Ela entreteria as moças bem nascidas enquanto a luta durasse na baia do Água Negra, para que não houvesse pânico.

Quando a batalha chega, Cersei e Sansa se juntam às outras mulheres da corte numa sala no fundo da Fortaleza Vermelha. Música é tocada e comida é servida. De tempos em tempos Lancel entra na sala para dar noticias da guerra. Num momento, quando Lancel entra todo ferido para falar que um dos portões da cidade caiu, Cersei fala que Joffrey deve ser retirado da frente da batalha. Ela mesma sai da sala e vai ficar com seu filho mais novo, Tommen.

Logo Cersei fica sabendo que a batalha foi ganha com a ajuda de seu pai, Tywin Lannister. Ele chegou com os Tyrell e destruiu as forças de Stannis Baratheon. Seu irmão Tyrion fora ferido em batalha.

Com o pai em Porto Real, Tyrion foi afastado do cargo de Mão do Rei.

Os Tyrell foram de muita importância na batalha do Água Negra contra Stannis, então Cersei fala com  Joffrey que a filha de Mace Tyrell seria uma melhor escolha como esposa do que Sansa Stark. Joffrey logo fica animado e aceita trocar de noiva. Cersei fala com Sansa sobre isso e diz que a menina deveria se mostrar muito infeliz no dia que anunciassem a nova noiva de Joffrey. Ela deveria fingir tristeza por ser trocada, não importando o que ela sentisse por dentro. A nova menina de Joffrey se chama Margaery Tyrell.

Sansa e Cersei.
O casamento de Joffrey e marcado para logo, mas não sem antes fazer a vida de Sansa um pouco mais miserável. Cersei e Tywin confabulam para casar Sansa com Tyrion. Assim eles manteriam a menina como uma refém e desencalhariam o anão.

Um tempo depois do casamento de Sansa com Tyrion ocorre o casamento de Joffrey com Margaery. Haviam muitos convidados e muitos pratos de comida no banquete. Cersei se sentava junto com seu pai na mesa principal, onde os noivos se sentavam no meio e dividiam a mesma taça.

Joffrey, com todo o seu gênio forte, fez com que Tyrion viesse servi-lo pessoalmente. O anão enche a taça do garoto e ele bebe.

Joffrey começa a engasgar e não consegue mais respirar. Cersei corre para tentar ajudar o filho, mas o ar não entra em seus pulmões. Joffrey  arranha a garganta e Cersei grita sobre o corpo do filho que esta morrendo. Margaery está paralisada.

Uma vez que Joffrey morre, com a garganta toda arranhada na sua busca por ar, Cersei se enfurece com Tyrion, convencida de que ele é o culpado pela morte de seu filho mais velho. Ela manda prender o anão e sua mulher, Sansa, mas a menina tinha sumido.

Jaime volta da guerra depois da morte de Joffrey. O menino era seu filho com Cersei, apesar de ninguém saber a verdade sobre isso. Jaime encontra com sua irmã, Cersei, no septo onde seu filho esta sendo velado. Ele pede para todos saírem e os deixarem a sós. Jaime possui Cersei ali, na frente do corpo de Joffrey e aos pés dos deuses. Essa é a última vez que eles transam.

Cersei condena Tyrion a um julgamento, mas ele pede que o julgamento seja por combate. No dia marcado Cersei nem pensa e elege Gregor Clegane para ser seu campeão. Tyrion teve que pedir um representante para a platéia de seu julgamento. Quem aparece é Oberyn Martell, de Dorne. A casa Clegane tinha uma dívida de sangue com Dorne, por isso que Oberyn se voluntariou para tentar derrotar Gregor Clegane.
Gregor Clegane
Gregor consegue matar Oberyn, mas não antes de ser acertado por sua lança envenenada, então ele acabaria morrendo também.

Quando Jaime voltou da guerra ele trouxe um ex-meistre consigo, Qyburn, que tinha sido expulso da ordem dos meistres por seus estudos em humanos. Ele se aproxima de Cersei e diz que lida muito bem com venenos, então pediu para poder cuidar de Gregor. Cersei deixa de bom grado, na esperança de manter seu maior homem vivo.

Já que o campeão de Cersei ganhou o de Tyrion o anão foi condenado à morte, mas não naquele dia. Tyrion volta para sua cela nas masmorras da fortaleza vermelha.

Tyrion ficaria preso por algum tempo.

Numa noite, no meio da noite, guardas acordam Cersei dizendo terem uma emergência que ela precisava ouvir. Tywin Lannister tinha morrido e Tyrion escapara de seu encarceramento. Tyrion tinha matado seu pai com uma flecha de besta.

Cersei vai à loucura pela fuga de Tyrion e ainda mais nervosa por ele ter matado seu pai. Ela manda Jaime buscar o anão em todos os cantos. Mal sabia ela da participação de Jaime na fuga de Tyrion.

Tommen agora seria o novo reizinho e esse obedeceria Cersei. Ela faz com que um decreto seja assinado, prometendo terras e uma realeza para quem achasse seu irmão, vivo ou morto, e trouxesse para ela.

Ao mesmo tempo, enquanto a loucura de Tyrion corria solta, Margaery Tyrell, agora viúva de Renly Baratheon e de Joffrey Baratheon, se aproxima de Tommen. A aliança entre os Tyrell e os Lannister ainda tinha que ser selada, então o novo reizinho se casaria com ela.

Cersei começa a ficar desconfiada de todos os Tyrell, achando que eles querem tomar seu filho e o reino todo de suas mãos. Assim ela começa a afastar a família da nova rainha. Ela troca os Tyrell dos cargos de confiança e manda seus mercenários espionarem a pequena rainha.

A paranoia de Cersei cresceu a ponto de afastar Jaime, que partiu novamente para guerra e deixou-a com suas perseguições. Ela se recusou a pagar as dívidas da coroa com o Banco de Ferro de Bravos e com a Fé dos Sete. Um dos resultados disso é que o Alto Septão de Porto Real se recusou a abençoar Tommen como novo rei. Outro resultado e que o Banco de Ferro bloqueou crédito em Westeros, causando problemas econômicos nos Sete Reinos.

Tentando redimir as dívidas da coroa, conseguir a benção do Alto Septão para Tommen e conseguir novos guerreiros para lutar contra os inimigos, Cersei permitiu que o novo Alto Septão ressuscitasse a ordem Fé Militante, que já havia causado problemas aos Targaryen. Ela também empregou Qyburn, usando-o para torturar quem ela bem entendesse e permitindo que ele realizasse suas antigas experiências imorais com seres humanos, que tinham rendido a sua expulsão da ordem dos meistres.

Na esperança de recuperar Tommen e o reino das mãos de Margaery Tyrell, Cersei tramou e transou com  os irmãos Kettleback, planejando a prisão de Margaery pela Fé, acusando-a de fornicação e outras traições, mas seu plano sai pela culatra quando o Alto Septão tortura Osney Kettleback e descobre a verdade. Era Cersei quem tinha transado com eles e ainda tinha cometido traição, então ela é presa e mantida prisioneira no próprio Septo de Baelor.

Os outros concelheiros do pequeno concelho assumiram o governo enquanto ela estava presa no Grande Septo de Baelor. Como ela estava sendo acusada de crimes severos, a única esperança de Cersei era a de um julgamento por combate, mas seu campeão teria de fazer parte da Guarda Real, já que ela era da família real. 

Cersei então enviou uma carta emocionada a Jaime, atual capitão da Guarda Real. pedindo que ele retornasse a Porto Real para lutar por ela, mas ele ordenou que a carta fosse queimada e não respondeu. Alem disso, ele tinha perdido a mão da espada para mercenários.

Em seu encarceramento Cersei não consegue dormir nem comer direito. Ela só poderia viver direito se  confessasse seus crimes. Ela, então, resolve confessar seus crimes menores e negar até o fim as traições e acusações de assassinatos. Após a sua confissão ela teve boas noites de sono e refeições regulares, teve até direito a visitas.

Numa de suas visitas seu tio Kevan veio lhe dar noticias. Ela fica sabendo que abriu uma vaga na Guarda Real, então ela pede que seu tio envie uma mensagem para Qyburn dizendo que era a hora.

O Alto Septão ouve as confissões da mulher e resolve que ela deveria "espiar" seus pecados andando do Septo até a Fortaleza Vermelha do jeito que ela veio ao mundo.

Assim Cersei faz. Ela é raspada das cabeças aos pés pelas irmãs da fé, ficando careca e sem nenhum pelo no corpo. Ela e despida na hora de sair para a rua. Uma multidão se junta para acompanhar a punição da rainha.

Ela anda com dificuldade, descalça nas ruas duras de Porto Real. Ela machuca os pés e cai várias vezes antes de conseguir chegar na fortaleza Vermelha.

Quando ela chega no castelo, um homem enorme num manto branco a pega no colo. Era seu cavaleiro, seu mais novo campeão. Qyburn diz que ele é recém chegado na cidade e que ele é mudo.

No livro, tudo indica que este é Grego Clegane, que deveria ter morrido por causa do veneno da lança de Oberyn Martell, mas nada é escrito confirmando isso inteiramente.

E foi ai que terminou a história de Cersei Lannister, até onde eu li.

Um comentário:

  1. Não é apanas Gregor, mas sim uma espécie de Frankenstein criado por Qyburn com partes de vários homens, incluindo Gregor.

    ResponderExcluir