sexta-feira, 15 de março de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Daenerys Targaryen

Contém SPOILERS!!!

Como eu ainda estava lendo o último livro lançado da série, a Dança dos Dragões, o primeiro post sobre os Targaryens não ficou completo.

Você pode ler o começo da história deles aqui.

Eu parei de contar quando Daenerys estava em Meereen, uma cidade feita de tijolos coloridos, muito poeirenta e quente. A moradia das pessoas importantes da cidade eram as pirâmides e o local de maior entretenimento eram as arenas de luta, que Dany fechou assim que tomou a cidade.

Meereen, por Tomáš Vachuda (deviantart)

Ela era a Rainha da cidade, mãe dos dragões, rompedora de correntes e mais um monte de nomes que deram pra ela. Ela estava sendo servida por suas aias dothrakis e por uma ex escrava muito jovem, que era sua escriba. Era defendida por seu exército de ex escravos, chamados de Imaculados, e por algumas companhias de ex escravos que quiseram lutar por ela. Dentre as companhias livres de Daenerys, há um homem pelo qual ela se apaixona, Daario. 


Em Meereen, Dany também rompeu as correntes dos escravos, mas nem todos ficaram felizes com isso. Os ex comerciantes de escravos estavam perdendo dinheiro agora, já que não podiam mais comercializar humanos e ainda tinham que pagar por seus empregados. Isso traz conflitos para a cidade. Uma nova ordem, os Filhos da Harpia, começa a matar pessoas na escuridão da noite. Eles sempre matam os libertos e deixam a sua marca ao lado dos corpos.

Dany tenta de tudo para parar a matança, mas  isso se mostra impossível mesmo quando ela coloca guardas a mais nas ruas e diz que nenhum liberto deve andar sozinho durante a noite. A única coisa que consegue parar essa guerra interna foi Daenerys prometer se casar com um meereenes de nascença. Um homem frio de nascimento nobre e com o sangue da cidade. Hizdahr zo Loraq é esse homem.

Da esquerda pra direita: Hizdahr zo Loraq, Daario, Daenerys e Missandei, a escriba.
Imagem por Enife (deviantart)

Com a promessa de casamento a matança pára, mas Daenerys não fica feliz. Ela ainda está apaixonada por Daario, mas sabe que não pode se casar com ele, então ela apenas o toma como amante.

Quanto aos dragões, Drogon, Viserion e Rhaegal  crescem muito se alimentando de ovelhas, bois e outros animais. Eles voavam livres pela cidade, indo caçar onde queriam.

Drogon, Viserion e Rhaegal.


Em um dia, depois que Dany deu uma de suas audiências à população, um senhor chega de cabeça baixa, sem saber por onde começar a falar. Ele traz consigo um saco com ossos dentro. Dany acha que ele vai reclamar que um de seus dragões comeu uma das ovelhas do velho, mas aqueles ossos não eram de um animal qualquer. Eram ossos humanos.

Dany fica chocada e sem reação. Os ossos eram da filha do homem. Ela pede ao senhor para não contar aquilo para ninguém e paga uma grande quantia de dinheiro para mantê-lo em silêncio.

Agora não teria mais jeito. Seus dragões cresciam ferozes e selvagens demais para continuarem soltos pela cidade. Ela manda que prendam seus filhos alados em um poço embaixo da pirâmide onde ela estava morando. Viserion e Rhaegal são capturados, mas Drogon escapa e foge.

Enquanto isso outras cidades escravagistas planejam ir para Meereen e tirar a rainha do trono, a não ser que ela permita o comércio de escravos novamente. Liderados por Yunkai, uma das cidades pela qual Dany já tinha passado para libertar escravos, os inimigos de Meereen se aproximavam pelo mar.

Depois de ser prometida a Hizdahr, um dornes chega em Meereen dizendo que ele é prometido a Daenerys por um pacto feito a muito tempo atras pelos descendentes dos dois. Eles deveriam se casar para que a rainha possuísse todo o poderio de Dorne em suas mãos e pudesse voltar para Westeros e tomar seu trono. Dany sabia que não poderia fazer isso... ela já estava prometida a outro homem e iria honrar sua promessa. Além disso, se ela saísse de Meereen agora, sua cidade voltaria para as mãos dos escravagistas e dos Filhos da Harpia.

Com o apoio do futuro marido, Dany consegue comprar uma paz com Yunkai, fechando um acordo que dizia que o comércio de escravos poderia voltar, mas não em Meereen. Seus libertos deveriam ser deixador em paz.

Nesse meio tempo os yunkaítas já tinham passado por outras cidades e arrasado a maioria. Alguns fugitivos que conseguiam escapar pediam refúgio para a mãe dos dragões, mas isso só piorou as coisas. Os refugiados trouxeram uma doença com eles, o fluxo sanguento, ou égua descorada, como foi chamada a doença. O fluxo se espalhou rápido, então Dany deixa os sobreviventes acampados do lado de fora da sua cidade.

O casamento da rainha com Hizdahr ocorre vários dias depois da promessa. As tropas dos ex inimigos yunkaítas já estavam acampadas do lado de fora da cidade de tijolos. Meereen inteira foi ver o casório. Em homenagem ao seu marido, Dany resolve reabrir as arenas de luta para celebrar o fim da guerra contra os Filhos da Harpia, o fim da guerra contra Yunkai e para celebrar o seu casamento.

É aí que começam as coisas bizarras.

Logo na chegada do casal real na arena, Hizdahr oferece camarões temperados para Dany, mas ela não conseguiria comer. Reabrir as arenas era algo muito errado, dentro da cabeça da jovem rainha. Um dos escudeiros de Daenerys come todos os camarões.

As lutas na arena começam. Morte atras de morte, o chão da arena fica cada vez mais vermelho e o cheiro de luta sobe para as arquibancadas. Entre uma luta e outra há espetáculos e apresentações. Uma delas é de uma dupla de anões. Um montado em uma porca e outro montado em um cachorro. Dany não sabia, mas um daqueles anões era Tyrion Lannister.

Logo seguem as lutas. Mais morte, sangue jorrando e gritos de agonia. Isso prossegue até que uma sombra toma conta da arena. Uma sombra enorme e que se movimentava.

Era Drogon, o único dragão que não foi preso no poço. Chamado pelo cheiro de sangue, Drogon pousa no meio da arena e solta fogo, come os pedaços de carne espalhados por causa das lutas.

A população de Meereen vai a loucura por causa do medo. O escudeiro de Dany, que comeu os camarões, começa a urrar de dor e agonia, vomitando tudo que comeu, Hizdahr manda que matem aquela besta, mas Dany só vê seu filho em perigo, então ela salta da arquibancada e corre em direção a Drogon.

Drogon e Daenerys.




Dany vê que Drogon está com raiva. O dragão solta fogo nela. Seus cabelos pegam fogo, ams ela não queima, do mesmo jeito que já havia acontecido antes. Dany enfrenta seu medo e agarra o chicote de um corpo que estava no chão. Ela enfrenta Drogon e o faz se curvar, para que ela subisse em suas costas.

Lanças e flechas voam na direção do dragão, então Dany o faz voar alto, para tirá-los dali. Dany voa sem olhar pra traz. Os barulhos da cidade ficam para traz aos poucos, até sumirem. A mulher deixa o dragão levá-la para onde ele quisesse e ele a leva para onde ele esteve escondido todo esse tempo: uma toca toda queimada e cheia de ossos carbonizados.

Ela fica lá com Drogon por algum tempo, solitária e vivendo dos restos queimados da caça do dragão. Até que ela resolve voltar para sua vida, para sua cidade. Ela sai andando pelo descampado de grama alta, até que encontra um córrego. Ela sabe que se seguir aquele fio de água, ela pode chegar no grande rio que banhava Meereen.

Andando dia e noite, Dany passa fome, frio, dorme pouco e fica muito dolorida.

Um dia ela ouve sons na grama e descobre ser um dothraki. Não um dos seus, mas outro. Ela vê Drogon voando sobre suas cabeças e grita até ficar sem fôlego. O dragão pousa e ela sobe em suas costas. Ela voa em cima do animal até encontrar um rebanho, que indicaria a proximidade do bando dothraki.

Drogon caça um dos animais do bando e torra o bicho. Ele e Dany se banqueteiam enquanto esperam a chegada do bando. Quando eles chegam, vêm a surpresa. O líder daquele bando dothraki era um dos companheiros do ex marido de Dany, Drogo. O Khal do bando era o Khal Jhako.

9 comentários:

  1. meu deus. MUITO obrigada pelo resumo.

    ResponderExcluir
  2. Demais......... muito interessante o texto. parabéns

    ResponderExcluir
  3. sim e dai? o que acontece depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, o cara nem escreveu o livro ainda, como que eu vou saber .-.

      Excluir
  4. Sou fã de Khaleesi. Para mim ela é a melhor.

    ResponderExcluir
  5. Ela volta pra pegar os outros dragões ou eles ficam lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não voltou pra pega-los, mas veremos o qq o autor vai fazer deles!!

      Excluir