sábado, 6 de abril de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo - Asha Greyjoy


Contém SPOILERS!!!

Asha Greyjoy é uma personagem que tem outro nome na série de TV, sendo chamada Yara. Isso aconteceu para não confundirem a moça das Ilhas de Ferro com Osha, a selvagem que foi capturada em Winterfell.

Asha Greyjoy.

Comecei a falar de Asha no post dos Greyjoy, dizendo que ela foi a única filha do senhor das Ilhas de Ferro que continuou com o pai. Ela foi criada para o comando, tinha seu próprio navio (Vento Negro) e passara mais tempo no mar do que em terra. Ela é muito boa na "dança dos dedos", uma dança na qual machados de guerra são jogados para cima e para baixo pelos participantes e entre os participantes.
Asha com seu machado de guerra.

No primeiro post eu já disse que Asha humilhou seu irmão, Theon, logo que eles se reencontraram, mas agora eu explicarei melhor.

Asha estava no porto quando seu irmão volta da longa estadia com os Starks. Ela finge ser a mulher de um homem comum das Ilhas de Ferro, tudo para ver do que Theon era capaz. Eles vão juntos até o castelo, montados no lombo do mesmo cavalo.

Theon, sem saber quem era realmente a moça, apalpa os peitos da própria irmã, achando que pode seduzi-la. Ele acaba contando parte do plano que o levou de volta às Ilhas de Ferro e, assim, Asha descobre em que se tornou seu irmãozinho.

Só quando eles chegam no castelo é que Asha se revela, pois todos lá a conheciam. Theon fica furioso com a irmã, mas não há nada que ele podia fazer agora.

Asha e Theon se juntam ao seu pai, Balon Greyjoy. Fica muito claro que Balon prefere Asha, já que ela foi a única filha que ficou ao lado dele nesses anos todos.

Theon apresenta os planos dos Starks, que estavam se rebelando contra o Trono de Ferro. Seu pai recusa qualquer oferta e diz que ele quer ser o Rei das Ilhas de Ferro, e é isso que ele faz. Se auto declara como rei e começa a sua rebelião. O novo auto declarado rei, então, dá o comando de 30 navios para Asha, que iria navegar até Bosque Profundo e ria tomá-lo. Enquanto isso Theon teria míseros 8 navios para saquear a costa do continente.

Vento Negro.
Asha parte com seus navios e seus homens e tem sucesso na missão. Bosque Profundo responderia às Ilhas de Ferro de agora em diante.

Logo chega uma notícia curiosa para a mulher. Theon havia se desviado do curso e tomara Winterfell, ao invés de apenas saquear a costa. Asha vai visitar o irmão, mas se recusa a ficar lá e ajudar a proteger a fortaleza cinzenta. Ela volta para Bosque Profundo.

As notícias não param de chegar para a nova comandante de Bosque Profundo. Ela fica sabendo da morte de seu pai, que misteriosamente caiu de uma das pontes que ligam as torres do castelo das Ilhas de Ferro. Isso quer dizer que não havia ninguém para comandar sobre o Trono de Sal e Rocha. O trono nas Ilhas de Ferro era passado de pai para filho a muito tempo, mas agora um dos irmãos de Balon convocou uma assembleia para escolherem o novo líder dos homens de ferro.

Ela vai nessa assembleia com seu navio, pensando em se candidatar como nova rainha das Ilhas de Ferro, mas as coisas não saem como o desejado. Euron Greyjoy, um dos irmãos de seu pai, vai também e reclama o trono.

Euron traz maravilhas vindas da antiga Valíria, traz tesouros e promessas de riqueza para as Ilhas, e assim ele ganha o apoio dos outros capitães, deixando Asha derrotada.

A mulher foge rapidamente da ilha onde foi realizada a assembleia e volta para Bosque Profundo.

Euron casa Asha com um homem, mesmo sem ela estar presente. Assim Asha não poderia se oferecer em casamento para outro lorde.


Em Bosque Profundo Asha também não fica em paz. Stannis Baratheon já estava em marcha, saindo da Muralha para tomar Bosque Profundo e conseguir mais aliados nortenhos para sua causa.

Os homens de ferro tentaram se defender, mas os aliados de Stannis estavam acostumados com o terreno do norte, então ganharam sem muitas perdas. Asha foi capturada como uma refém e foi arrastada junto com a comitiva de Stannis, que desejava atacar Winterfell.

Toda a comitiva fica presa no meio de uma tempestade de neve a 3 dias de Winterfell. A neve se acumula e fica impossível marchar. Os cavalos morrem de fome e frio, assim como alguns homens.

Quando a situação começa a ficar crítica chegam pessoas inesperadas no acampamento congelado. Entre eles têm alguns homens de ferro que tinham sido deixados para trás e, mais impressionante, Theon estava entre eles.

Asha não reconhece o irmão, que ficou tanto tempo nas mãos dos Bolton que ficou irreconhecível. Lhe faltavam dentes, seus cabelos tinham ficado brancos e sua barriga estava inchada. Tudo isso por causa das torturas dos Bolton.

E é assim que termina. Asha está presa na neve com o exercito de Stannis e seu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário